Norte contra Sul, Oeste contra Leste? Mitos e realidades de uma nova geografia europeia
Há a fragmentação política, mas há também uma nova “geografia de blocos”, igualmente ameaçadora para a unidade europeia: o Leste contra o Ocidente ou o Norte contra o Sul. Feita de diferenças que a crise acentuou, mas também de preconceitos.
Em vésperas de eleições europeias, o cenário mais preocupante é o da fragmentação política da Europa, com a ascensão dos partidos populistas e nacionalistas, na sua generalidade fortemente eurocépticos, e a queda das velhas famílias políticas que construíram a União Europeia desde a sua fundação. Há, no entanto, por trás deste risco de fragmentação política outras linhas de fractura, mais ou menos recentes, nascidas ou renascidas da crise financeira de 2008, que deu origem às sucessivas crises da dívida, do euro e, finalmente, a uma crise política que pela primeira vez colocou sobre a mesa o cenário do fim da integração.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.