Trump em todas as frentes. Sinal de força ou de fraqueza?
Irão, Coreia do Norte, Venezuela e China. A degradação acelerada do soft power americano pode transformar-se na sua maior fraqueza.
1. Os correspondentes do Financial Times em Teerão dão conta de uma conversa com uma iraniana de 40 anos da classe média, Nasrin, mãe de duas adolescentes, que começa a chorar quando se põe a pensar no que o futuro pode reservar às suas filhas. “Penso nelas dia e noite. Como é que vão ganhar a vida quando crescerem? Tenho tanto medo da guerra que decidi deixar de seguir as notícias.” Este é o outro lado de um conflito que arrisca uma perigosa escalada entre o regime teocrático do Irão e os Estados Unidos, que se prolonga há décadas, que chegou a encontrar um caminho de pacificação e que hoje volta a ensombrar o Médio Oriente e o mundo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.