Agressões, injúrias e ameaças. PSP registou quase 2 mil ocorrências criminais nas escolas
Dados são relativos ao ano lectivo de 2017/2018 e mostram diminuição dos casos. Polícia vai associar-se ao Dia Europeu da Vítima de Crime, que se assinala nesta sexta-feira, com uma campanha denominada "Stop bullying".
A PSP registou 1898 ocorrências criminais em meio escolar no ano lectivo 2017/2018, casos que diminuíram ligeiramente nos últimos três anos, indicou a Polícia de Segurança Pública.
A PSP divulgou nesta quinta-feira os dados sobre as ocorrências criminais em meio escolar no âmbito da operação de combate ao bullying que realiza a partir de sexta-feira nas escolas inserida no Dia Europeu da Vítima de Crime.
Segundo aquela Polícia, das 1898 ocorrências criminais em meio escolar registadas no último ano lectivo, 613 foram de injúrias e ameaças e 1285 de ofensas corporais.
Os dados indicam também que a PSP registou 1903 ocorrências no ano lectivo 2016/2017, enquanto em 2015/2016 se verificaram 2015.
Em comunicado, aquela força de segurança refere que se vai associar ao Dia Europeu da Vítima de Crime, que se assinala na sexta-feira, com uma campanha de prevenção do fenómeno do bullying, denominada "Stop bullying".
Esta operação, que se realiza entre sexta-feira e 1 de Março, consiste na realização de acções de sensibilização das Equipas do Programa Escola Segura (EPES) junto das escolas do segundo e terceiros ciclos do ensino básico, bem como do ensino secundário, em todo o país, com o objectivo de alunos, pais e professores estarem mais atentos a este tipo de violência.
Segundo a PSP, o objectivo passa por compreenderem "o impacto devastador que o mesmo acarreta, podendo comprometer o desenvolvimento saudável da criança/jovem, sendo necessário que todos estejam conscientes e sensibilizados para este tipo de fenómeno e, por sua vez, mais atentos a eventuais sinais de alerta".
Aquela força de segurança indica que nos últimos anos tem procurado trabalhar em consonância com as várias instituições com vista a tratar diferentes problemáticas que ocorrem em ambiente escolar, onde se inclui o bullying realizando milhares de acções de sensibilização nos estabelecimentos de ensino.
O bullying caracteriza-se pela prática de actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma pessoa ou em grupo, causando dor e angústia, sendo executados dentro de uma relação desigual de poder que pode deixar marcas para o resto da vida na pessoa atingida. Apesar de não se tratar de um fenómeno novo, tem ultimamente assumido contornos diferenciados, nomeadamente quando se recorre às novas tecnologias e sobretudo quando está associado às redes sociais.