Mais uma lista, mais um prémio. O New York Times escolheu os 52 melhores destinos para visitar este ano e o arquipélago dos Açores está em destaque. A proposta do jornal norte-americano, que apresenta um destino para cada semana do ano, coloca os Açores em nono lugar, à frente de destinos como Los Angeles (EUA), da Riviera Italiana, Hong Kong e Costalegre, no México.
“As ilhas vulcânicas subtropicais dos Açores, distinguidas como Património da Humanidade e Biosferas da UNESCO, aguardam a descoberta”, começa por descrever o jornal. “Uma exuberância verde mítica, crateras vulcânicas gigantes, transformadas em lagoas, fontes termais naturais que saem da terra, milhares de hortênsias azuis e os únicos cafeicultores da Europa”, continua a descrição do destino português.
Para além da beleza natural resultado da flora do arquipélago, o jornal destaca ainda os novos restaurantes de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e sugere alguns hotéis, como o Lavas Homes, na ilha do Pico, e o Grand Hotel Açores Atlântico para a estadia turística. O jornal lembra ainda o café e os chás produzidos na ilha, na que é a maior e mais antiga plantação de chá na Europa: a Chá Gorreana.
A lista pretende ser uma inspiração para novatos e veteranos em viagens pelo mundo e a primeira sugestão vai para Porto Rico, a ilha das Caraíbas, que renasce um ano e meio após a passagem do furacão Maria. O jornal norte-americano lembra que esta é a ilha onde nasceu Lin-Manuel Miranda, o compositor do musical da Broadway Hamilton, e que é lá que estará em exibição nos próximos meses: uma oportunidade para assistir a um espectáculo que desde 2015 esgota plateias.
Também nos primeiros lugares surgem os templos e palácios hindus em Hampi, na Índia, que no século XVI era uma das cidades mais ricas do mundo, os passeios para explorar as águas do Pacífico e ver baleias no Panamá e a cidade alemã de Munique, que ganha destaque com a temporada de ópera. Antes dos Açores, o New York Times destaca também Eilat, em Israel, as paisagens da ilha japonesa Setouchi e Aalborg, na Dinamarca.
Na lista publicada na secção de viagens surgem ainda entre os destinos seleccionados Nova Iorque, Cádis (Espanha) e a fechar a lista as ilhas do Taiti (Polinésia Francesa). Entre os 52 destinos, apenas mais um tem como língua oficial o português: Salvador da Bahia representa o Brasil na selecção, surgindo em 14.º lugar.
Veja a lista completa:
- Porto Rico
- Hampi (Índia)
- Santa Bárbara (Califórnia, Estados Unidos)
- Panamá
- Munique (Alemanha)
- Eilat (Israel)
- Ilhas Setouchi (Japão)
- Aalborg (Dinamarca)
- Açores (Portugal)
- Cavernas de Gelo de Ontário (Canadá)
- Zadar (Croácia)
- Williamsburg (Virgínia, EUA)
- Las Vegas (EUA)
- Salvador (Brasil)
- Danag (Vietname)
- Costalegre (México)
- Paparoa Track (Nova Zelândia)
- Puglia (Itália)
- Montanhas Tatra (Eslováquia)
- Calgary (Canadá)
- Ihas Olkhon (Lago Baikal, Rússia)
- Huntsville (Alabama)
- Ilhas Malvinas
- Aberdeen (Escócia)
- Golfo Paradiso (Itália)
- Dessau (Alemanha)
- Tunes (Tunísia)
- Gâmbia (África)
- Rios do Norte (Austrália)
- Ilhas Frísias (Holanda/ Alemanha/ Dinamarca)
- Nova Iorque (EUA)
- Chongli (China)
- Orcas (Washington, EUA)
- Uzbequistão
- Vestlandet (Noruega)
- Lyon (França)
- Doha (Quatar)
- Batumi (Geórgia)
- Marselha (França)
- Wyoming (EUA)
- Los Angeles (EUA)
- Dacar (Senegal)
- Perth (Austrália)
- Hong Kong
- Irão
- Houston (Texas, EUA)
- Columbus (Ohio, EUA)
- Plovdiv (Bulgária)
- Vevey (Suíça)
- Cádis (Espanha)
- Vale do Elqui (Chile)
- Ilhas do Taiti