Câmara do Porto pede reunião urgente do Conselho de Fundadores de Serralves

Presidente da câmara quer "avaliar a questão suscitada acerca da exposição que está a decorrer no Museu de Arte Contemporânea, do artista Robert Mapplethorpe".

Fotogaleria
Rui Moreira LUSA/FERNANDO VELUDO
Fotogaleria
Uma das fotografias da exposição de Robert Mapplethorpe em Serralves Nelson Garrido

O presidente da Câmara do Porto pediu esta terça-feira uma reunião urgente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, para "avaliar a questão suscitada acerca da exposição de Robert Mapplethorpe", revela a página da Internet da autarquia.

Segundo a mesma fonte, o autarca Rui Moreira (independente) "dirigiu hoje ao presidente do Conselho de Fundadores" de Serralves "que convoque", com "carácter de urgência", aquele órgão, onde a autarquia tem assento, "para avaliar a questão suscitada acerca da exposição que está a decorrer no Museu de Arte Contemporânea", e que levou à demissão do director do Museu de Serralves por alegada interferência da administração.

"Numa carta hoje dirigida a Braga da Cruz, Rui Moreira lembra que a Fundação Serralves tem sido alvo de notícias em órgãos de comunicação social nacionais e internacionais e de diversas manifestações públicas susceptíveis de afectar a sua imagem e reconhecido prestígio, a propósito da exposição do artista Robert Mapplethorpe", escreve a Câmara, no 'site'.

A autarquia lembra ter "assento, por decreto-lei, no Conselho de Fundadores [de Serralves], que reúne ordinariamente uma vez por ano, mas que pode ser convocado extraordinariamente pelo seu presidente ou a pedido do Conselho de Administração".

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, apresentou na sexta-feira a sua demissão porque "já não tinha condições para continuar à frente da instituição", disse ao jornal PÚBLICO.

A administração da Fundação de Serralves convocou, entretanto, um encontro com a imprensa, a realizar na quarta-feira.