A luxuosa refeição turca de Nicolás Maduro que está a causar indignação na Venezuela
O Presidente e sua comitiva aproveitaram uma escala em Istambul para almoçarem no restaurante de um chef celebridade turco. As imagens, que contrastam com a realidade de um país que sofre com a fome, não caíram bem na Venezuela.
“Isto é uma vez na vida, não é verdade?”, comenta o homem para os restantes convivas que o acompanham à mesa no restaurante da cadeia turca Nusr-Et. O homem observa o chef, uma celebridade conhecida como “Salt Bae”, cortar a carne perante si com os gestos teatrais que o tornaram famoso, e haverá de retirar um charuto de uma caixa com o seu nome inscrito e fumá-lo no final da refeição. O homem visto a almoçar no restaurante onde se cobram centenas de euros pelas peças de carne laboriosamente cortadas é o Presidente Nicolás Maduro e os vídeos da refeição divulgados online provocaram reacções indignadas na Venezuela, a braços com uma gravíssima crise e uma escassez dramática de bens essenciais.
?? [#VIDEO] Maduro causa polémica una vez más en las redes sociales, al publicar un video en el que disfruta un lujoso banquete de carne en Turquía #18Sep https://t.co/bAAX7C2vTx pic.twitter.com/BKQoL0etOD
— NTN24 Venezuela (@NTN24ve) 18 de setembro de 2018
O almoço teve lugar em Istambul, cidade em que Maduro, a primeira-dama, Cilia Flores, e restante comitiva fizeram uma escala de duas horas no regresso de uma visita de Estado à China.
“Enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros no mundo, tudo com dinheiro roubado ao povo venezuelano”, twittou o líder da oposição venezuelano, Julio Borges.
A Reuters escreve que, num estudo universitário publicado em Fevereiro, cerca de dois terços dos inquiridos revelaram ter perdido 11 quilos no ano anterior ao inquérito e 87% foram classificados como vivendo em pobreza. Desde o início da crise terão emigrado dois milhões dos 31 milhões de venezuelanos.
Esta segunda-feira, Nicolás Maduro abordou o tema, confirmando a refeição no restaurante turco. “Nusret serviu-nos pessoalmente. Conversámos, passámos um bom bocado. Ele adora a Venezuela, disse-mo por diversas vezes”, comentou.
O chef Nusret Gokce, responsável involuntário pela polémica, ao divulgar os vídeos com Maduro nas suas redes sociais, tornou-se uma celebridade internacional em 2017, depois de se tornarem virais vídeos em que surgia a salgar carne com movimentos peculiares — daí a alcunha de “Salt Bae”.
Actualmente com 15 milhões de seguidores no Instagram, Gokce gere uma cadeia de restaurantes que, além da Turquia, está representada em vários países do Golfo Pérsico e nas cidades americanas de Nova Iorque e Miami.