Calor: Aviso vermelho prolongado até à tarde de domingo

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê tempo excepcionalmente quente.

Imagem de uma praia na Nazaré, na quinta-feira
Fotogaleria
Imagem de uma praia na Nazaré, na quinta-feira LUSA/PAULO CUNHA
Vila Real
Fotogaleria
Vila Real LUSA/PEDRO SARMENTO COSTA
Coruche
Fotogaleria
Coruche LUSA/ANTONIO COTRIM
Castelo Branco
Fotogaleria
Castelo Branco LUSA/ANTÓNIO JOSÉ
Leiria
Fotogaleria
Leiria LUSA/PAULO CUNHA

O aviso vermelho, o mais grave, foi prolongado em 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com temperaturas acima dos 40 graus previstas para esta sexta-feira, os distritos de Lisboa, Setúbal, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga vão estar em aviso vermelho até às 14h59 de domingo. Os restantes distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais grave.

Segundo o IPMA, esta persistência de valores elevados das temperaturas máximas, que na quinta-feira bateram recordes históricos, deve-se a um anticiclone que transporta ar quente do norte de África e faz com que as noites sejam tropicais.

Na quinta-feira, oito locais do continente bateram recordes de temperatura máxima no centro e sul do país. O IPMA registou estes valores históricos nas estações de Castelo Branco (42,2 graus celsius), Odemira (41,9), Nelas (41,3), Anadia (43,8), Coruche (44,9), Setúbal (42,6), Alvalade (43,8) e Zambujeira do Mar (41,1).

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê tempo excepcionalmente quente, com céu geralmente limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

A previsão aponta para temperaturas máximas acima dos 30º e a ultrapassar os 40º em muitos locais. Os termómetros vão subir até aos 44º em Santarém, 43º em Setúbal, Évora, Beja e Castelo Branco, 42º em Lisboa e Portalegre, 41º em Braga e 40º em Vila Real e Sines. Já as mínimas não vão baixar dos 18º (Leiria).

Nos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros, mais prováveis na madrugada e manhã, e temperaturas máximas a subirem até aos 27º em Santa Cruz das Flores, e 26º em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Horta.

Para a Madeira está previsto céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente pouco nublado a partir da tarde, com os termómetros a subirem até os 26º no Funchal e 27º em Porto Santo.