Selecção francesa desfilou nos Campos Elísios e foi recebida por Macron
Este é o segundo campeonato do mundo de futebol que a França vence. O primeiro foi em 1998.
A selecção francesa desfilou nos Campos Elísios, a principal avenida de Paris, onde exibiu o troféu do mundial de futebol de 2018 junto de milhares de adeptos. Depois foi recebida pelo Presidente francês Emmanuel Macron e a mulher Brigitte Macron no Palácio do Eliseu.
"Obrigado por nos deixarem orgulhosos", disse Macron aos jogadores nos jardins do palácio presidencial. "Nunca se esqueçam de onde vêm: todos os clubes franceses que vos treinaram", acrescentou. Para a recepção presidencial foram convidadas cerca de três mil pessoas, incluindo mil jovens de clubes de futebol de todo o país.
Depois de ter chegado ao aeroporto Charles de Gaulle na tarde desta segunda-feira, onde foi recebida pela ministra do Desporto Laura Flessel, a equipa dirigiu-se aos Campos Elísios, onde desfilou num autocarro panorâmico perante milhares de apoiantes que celebravam a vitória.
Nesta segunda-feira, a presidência francesa anunciou, segundo o diário Le Monde que está a acompanhar em directo a chegada da equipa a Paris, que os jogadores da selecção vão ser distinguidos nos próximos meses com a medalha da Legião de Honra, a mais alta distinção em França.
Vinte anos depois de ter vencido o Campeonato do Mundo pela primeira vez, em 1998, a França derrotou, no domingo, a Croácia por 4-2 na final em Moscovo. Didier Deschamps, o seleccionador francês, levou a equipa à vitória depois de ter vencido, há 20 anos, o mesmo torneio como capitão.
A noite de domingo, em que França celebrou o título, ficou marcada por vários distúrbios e episódios de violência, nomeadamente nos Campos Elísios onde dezenas de jovens invadiram um supermercado e entraram em confrontos com a polícia.