"Estrada aberta" para relações entre Angola e Portugal, diz Rui Rio
Líder do PSD reuniu-se com o Presidente de Angola em Luanda e admitiu que as dificuldades provocadas pelo processo contra Manuel Vicente estão ultrapassadas.
O presidente do PSD, Rui Rio, disse nesta quinta-feira, em Luanda, que as relações entre Angola e Portugal têm agora uma "estrada aberta" pela frente, destacando o "simbolismo" de ter sido recebido pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço.
O líder do maior partido da oposição portuguesa falava aos jornalistas, no Palácio Presidencial, em Luanda, depois de uma audiência, pouco habitual enquanto dirigente partidário, de cerca de 30 minutos, com o Presidente angolano.
À saída, Rui Rio admitiu que as dificuldades provocadas pelo processo judicial em Lisboa, contra o ex-vice-presidente da República, Manuel Vicente, estão ultrapassadas entre os dois países e o relacionamento entra numa nova fase de cooperação.
"Penso que isso é aquilo que todos nós desejamos. Estão criadas, neste momento, as condições, está uma estrada aberta para essa cooperação que tem já muitos anos, como todos sabemos. Pronto, tem os seus acidentes de percurso, teve um acidente de percurso como todos sabemos e não vale a pena naturalmente escondê-lo, mas uma vez ultrapassado temos é de trabalhar e estreitar ainda mais os laços", disse Rui Rio, questionado pelos jornalistas.