Não foi a primeira vez que Marlene Silva tentou publicar um livro. Tinha enviado manuscritos de livros infanto-juvenis para outras editoras, mas a reacção variava entre duas: ausência de resposta ou respostas que adiavam a publicação.
“Diziam-me que o facto de o livro estar sem ilustrações tornava a publicação mais complicada”, lembra. Foi por essa altura que Marlene Silva decidiu completar o livro com o trabalho de um ilustrador e o enviou para a Alphabetum. Passado um mês tinha uma resposta: queriam publicar o livro e assinar um contrato de três anos que incluía o lançamento de uma colecção de livros infantis, com quatro volumes.
A aposta em novos autores está no ADN da Alphabetum, editora que nasceu em 2010. Paulo Pires e Victor Silva, os investidores, ouviam frequentemente queixas de pessoas desiludidas com o mundo literário: não conseguiam publicar porque não eram conhecidos, mas nunca poderiam ser conhecidos sem publicar.
Oito novos autores até Junho
Em dois anos a editora já publicou cinco livros, até Junho estarão disponíveis mais oito. Nessa altura, oito novos autores estarão revelados. Foram dois anos de adaptação ao mercado, de pesquisa de talentos, de recepção de trabalhos. Na Alphabetum não se recusam estilos literários – entre os cinco livros publicados há um romance, dois livros de crónicas, um de contos e um de poesia.
A filosofia da editora passa também por apostar “mais no escritor e menos num livro”, explicou ao P3 Marlene Silva, a escritora que é também responsável pela comunicação da Alphabetum. Isto significa que a maior parte das vezes os contratos são prolongados e não têm apenas a duração da comercialização de um livro.
As vantagens para o autor são claras, acredita Marlene Silva: “Uma das coisas percebemos era que não havia quem gerisse a carreira dos novos autores e isso é fundamental”. Para viver de livros em Portugal não basta um “grande investimento”, é preciso “saber gerir os ‘timings’ para que consigam aguentar-se” no mercado.
Os livros da Alphabetum estão disponíveis na FNAC e podem ser adquiridos online, com 10% de desconto. A editora assumiu também uma missão social, uma vez que parte das receitas de alguns livros que publicam são destinadas a causas sociais.