A App que cria uma moeda para dar a volta ao mundo

A aplicação A Moeda é um projecto artístico que procura fazer os seus utilizadores reflectirem sobre sua relação com a tecnologia

Foto

O universo das aplicações está aberto para as mais diferentes ideias e no que diz respeito à criatividade podes esperar um pouco de tudo. O projecto artístico A Moeda é um óptimo exemplo deste “tudo”, pois surge para criar um novo conceito de aplicações mais preocupadas com a reflexão do que com sua funcionalidade.

Os seus criadores divulgam o produto como uma tentativa de reflectir sobre “a emergência de máquinas autónomas no contexto da Internet of Things (IoT)”. Para Sofia Oliveira, uma das integrantes da equipa, o projecto refere-se a “como os humanos vivem num mundo em que partilham a sua autonomia com máquinas, consequência dos novos sistemas tecnológicos”. Algo que procura questionar a nossa relação com a tecnologia na vida quotidiana.

Nesta app, “as pessoas ao fazerem o download criam uma moeda única digital — associada ao utilizador humano — que tem a missão de dar à volta ao mundo”, explica Sofia. “Só depois desta longa viagem é que as moedas regressam ao seu humano original com a história de toda sua trajectória”. As moedas, para andar de um lado para o outro, precisam ser trocadas entre os utilizadores da aplicação. Dessa forma, “os humanos são um veículo para moedas, e moedas veículos para humanos”.

Intrigados? A app "A Moeda" será lançada no dia 12 de Outubro, às 19h, na Galeria Zé dos Bois (Rua da Barroca, 59), em Lisboa. O projecto de arte digital vem sendo desenvolvido desde 2013 pelo grupo CADA.

Sugerir correcção
Comentar