Escolhe um arquitecto e simula o custo do projecto no site da Ordem

Foi criado um site que reúne directório de arquitectos, simulador de custos de obra, plataforma de encomendas e informação sobre concursos

Foto
DR

A Ordem dos Arquitectos (OA) disponibiliza uma plataforma online com o objectivo de levar a arquitectura ao quotidiano dos cidadãos. Rui Alexandre, presidente do conselho directivo regional sul da OA, explica que o projecto — que decorre entre Março e Julho deste ano —, centra-se no trabalho dos arquitectos e no estreitamento da relação com o público. Como? Na prática, foi criado um site para reunir uma série de utilidades: um diretório de arquitectos, um simulador de custos de obra e uma plataforma de encomendas, além de outros conteúdos informativos sobre concursos a serem lançados pela OA.

"A maior parte das pessoas não sabe que perguntas deve fazer ao arquitecto, quando pensa em fazer uma obra, e este 'site' tem como objectivo aproximar-se cada vez mais de públicos mais abrangentes", justificou Rui Alexandre. O projecto propõe um programa de ferramentas digitais, concursos, filmes, uma exposição e uma publicação com o objectivo de incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitectura como garante da qualidade do espaço habitado.

O 'site' vai incluir um diretório de arquitectos com nomes de profissionais, especialização, anos de experiência, entre outras características do perfil, que qualquer cidadão pode procurar, de acordo com as necessidades da obra que pretende fazer. Também inclui um simulador de custos de obra, na sequência de uma parceria com a Confidencial Imobiliário, uma marca de produção de indicadores de análise de mercado que apresenta uma estimativa do custo da obra.

tiago e carlos / boas práticas: estórias que ligaram clientes e arquitectos from oasrs.org on Vimeo.

Quatro novos concursos

O simulador tem como base um universo alargado de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve. Outra ferramenta do 'site' é a plataforma de encomendas, que tem uma interação com o serviço de concursos da OA, organizadora de concursos de arquitectura, e que também monitoriza concursos públicos e congrega informação a nível nacional e internacional.

No âmbito deste projecto, a OA organizou quatro concursos, um deles, já lançado, em Novembro do ano passado, e que obteve 63 propostas, para a criação de duas casas nas ilhas Selvagens da Madeira. Os outros três concursos vão ser lançados ao longo dos próximos meses.

Um deles, na Área Metropolitana de Lisboa, tem como mote "Sobreviver", para criar um plano de um cenário pós-catástrofe, no contexto da realidade sísmica da capital; o concurso "Ocupar", para a região do médio Tejo, está focado na relação entre o centro histórico de Abrantes e a cidade; e o concurso "Transformar", nos Açores, é feito a pensar no crescimento do turismo local. O 'site' reúne ainda seis filmes com histórias de boas práticas que acabaram por ligar clientes aos arquitetos responsáveis por projetos realizados em Lisboa, Gerês, Grândola e Torres Novas.