Lembram-se do ditado “no meu tempo é que era”? Pois… Isto aqui vai ser ao contrário, embora nenhuma memória seja desprezável. As minhas sugestões de hoje são essencialmente novidades e estreias, de gente que já cá andava e da outra, que apareceu há muito pouco tempo, mas que já faz coisas como gente grande na música.
Promo
Comecemos pelos The Last Shadow Puppets, banda de Alex Turner (Arctic Monkeys) e Miles Kane (The Rascals), que se prepara para lançar o seu segundo álbum, “Everything You’ve Come to Expect”. Às primeiras audições, como é exemplo o terceiro clip que o promove — “Aviation” — o disco faz jus ao título, atendendo a que está bem próximo do que se esperava. Data de lançamento: 1 de Abril.
Nos primeiros dias de Maio sairá o terceiro trabalho de Shit Robot, o projeto do dj e músico irlandês Marcus Lambkin, que conta com participação, entre outros, de Alexis Taylor, vocalista dos Hot Chip. “End of the trail” é o single/vídeo já disponível nas redes sociais, uma amostra de “What Follows” e das sonoridades mais electrónicas e elegantes de alguém que já trabalhou, por exemplo, com James Murphy (LCD Soundsystem).
Mas se o espírito é de festa e há que experimentar em casa um maneio de ancas capaz de fazer inveja em noitadas de pista coberta, a minha sugestão passa pela audição de “Space Carnival”, do primeiro álbum dos londrinos The Comet is Coming (também para Abril), gente que mistura funk, jazz, electrónica, psychedelic rock e um monte de referências com cadência e ritmo.
Por fim, uma dica em formato ‘tuga’: “Vila Soledade”, do álbum homónimo e segundo na discografia dos Sensible Soccers, editado há menos de um mês, dois anos depois de “8”, primeiro longa-duração, com dois ep pelo meio e outras "saídas" digitais disponíveis.
Palco
Quinta é dia (ou noite) de passar por Matosinhos, no Mary Spot Vintage Bar, onde vai actuar Dory & The Big Fish, com participação do belga Peter De Cuyper (dos Barry White Gone Wrong). A banda está ainda sob efeitos do seu ep de estreia, “Love is a Piñata”, que a crítica classifica como um refrescante indie-blues-rock, a tender para grandes palcos num futuro próximo.
No sábado, com os Killimanjaro na primeira parte (a partir das 21 horas), os canadianos Black Mountain apresentam temas de “IV”, no Hard Club (Porto), o seu mais recente disco, que se espera bem musculado, como já o revelam os singles “Florian Saucer Attack” e “Mothers of the Sun”. Dia 28, passam pelo Musicbox, em Lisboa.
PISTA
Quem anda à noite sabe que o fim-de-semana começa à quinta, dia em que, no Plano B (15), no Porto, há uma série de dj para audiências da pop e da electrónica: Nuno Lopes e André Carvalho (sala Cubo), Badasses (sala Palco) e Holmes and Hobbes (Alexandre Oliveira e Vasco Pinto), mal se atravessa a entrada (galeria).
A proposta para sexta-feira tem pista bem conhecida em Lisboa, com o regresso do norte-americano Carl Craig ao Lux Frágil, para uma sessão sem tempo ou géneros musicais estanques, passando pelo techno, jazz, soul e hip-hop.