Tiago Froufe: ele inventou o sucesso digital de Cristina Ferreira

A audiência do trabalho de Tiago Froufe mede-se às centenas de milhares e não pára de crescer. Com 32 anos, o consultor de “social media” gere a presença online de várias figuras públicas portuguesas

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Ricardo Campos
Tiago Froufe, natural de Penalva do Castelo, tem 32 anos e andar de moto é uma das suas paixões Ricardo Campos
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Tiago Froufe, natural de Penalva do Castelo, tem 32 anos e andar de moto é uma das suas paixões Ricardo Campos

A televisão é o denominador comum a Cristina Ferreira, João Manzarra, Pedro Teixeira, Cláudia Vieira e Ana Rita Clara — mas não é o único. Tiago Froufe está presente na vida profissional destas cinco figuras públicas e é responsável pela presença online que cada uma deles tem. O jovem consultor de “social media” está à frente da Luvin, uma agência digital que trabalha, precisamente, as figuras públicas em ambiente digital. Perfis nas redes sociais, blogues, marcas próprias e até uma revista. A equipa da Luvin desenvolve as estratégias responsáveis pelo sucesso de visualizações e seguidores que os cinco agenciados apresentam online. A audiência mede-se às centenas de milhares e está em constante crescimento.

Tiago Froufe sabe os números de cor e repete-os com orgulho na voz. A presença mais forte é a de Cristina Ferreira: mais de um milhão e 400 mil pessoas seguem-na no Facebook (uma gestão partilhada com a Media Capital), marca que, em Portugal, só é batida por jogadores de futebol. O blogue da apresentadora de televisão — “Daily Cristina” —, tem uma média de 2 milhões e 200 mil visualizações por mês. “O que nós fazemos é aconselhá-la da melhor forma (…) e organizamos as ideias e o modo como os conteúdos devem ser lançados nas redes sociais e no blogue”, começa por explicar Tiago. A produção e a parte criativa são agilizadas pela Luvin, mas os textos são “sempre da responsabilidade do agenciado”.

A relação profissional com Cristina Ferreira foi, e ainda é, determinante no percurso de Tiago, de 32 anos. Depois de trabalhar com várias produtoras de televisão e de pensar toda a estratégia para as redes sociais da primeira edição do “reality show” Casa dos Segredos, em 2010, acaba por conhecer a apresentadora da TVI.


@thisisluvin/Instagram

As páginas de Facebook de Cristina e de Manuel Luís Goucha são criações suas, quando trabalhava como consultor para a TVI, e antecedem o lançamento do “Daily Cristina”, em Maio de 2013, anterior à própria Luvin (que nasceu em 2014). As mais de cinco milhões de visualizações que alcançou no primeiro mês de vida provaram a existência de um mercado online à boleia da popularidade do entretenimento televisivo.

O objectivo estava bem definido: ajudar a reposicionar a cara feminina das manhãs daquele canal. Depois do blogue veio a marca de calçado e, já em 2015, saiu para as bancas “Cristina”, cujo conceito foi desenvolvido entre a própria Cristina, a Luvin, a agencia Notable e o grupo Masemba.

Tiago, natural de Penalva de Castelo, esteve por detrás de todos os momentos da marca Cristina Ferreira, mantendo sempre o foco na pegada digital. A escolha das equipas fotográficas, os locais para as sessões, o design das páginas e a hora a que os “posts” são partilhados passam pela equipa de cinco pessoas da Luvin. É a partir de um escritório no Cais do Sodré, em Lisboa, que nascem publicações capazes de atingir centenas de milhares de pessoas em poucas horas.

O sucesso de “Daily Cristina” inspirou o lançamento de outro blogue, no final de 2013, no qual Tiago é um dos protagonistas. Com Pedro Teixeira, agenciado da Luvin, forma a dupla “Bons Rapazes”. “Percebemos que havia espaço para um projecto para homens, falado no masculino e com conteúdos de bom gosto”, refere. Nesse leque entram carros, motos — uma das paixões de Tiago —, design, arquitectura e moda. O desafio, aqui, é “comunicar para uma audiência masculina”, mais difícil de atrair para este tipo de publicações digitais. Em dois anos, todavia, os “Bons Rapazes” atingiram uma média de 500 mil visualizações por mês.

Com formação em ciências de comunicação, Tiago tem vindo a acumular conhecimentos em marketing digital. Para trás ficou o sonho de ser jornalista, que o fez mascarar-se de repórter num Carnaval, com apenas 5 anos. “Sempre fui irrequieto, sempre quis fazer e acontecer, à minha maneira. É o meu lado de empreendedorismo que me fez criar a Luvin para trabalhar em projectos de que gosto.” Da lista constam, ainda, o blogue “Ana 272”, da apresentadora da SIC Mulher Ana Rita Clara, e a conta de João Manzarra, com mais de 880 mil seguidores. “Ao longo deste tempo demos a conhecer uma série de artistas, ajudamos a criar portefólios. Não impomos uma linha, cada um imprime o seu registo.”

Para o ano que agora começa, Tiago e a Luvin têm vários planos. Os “Bons Rapazes” vão crescer “para uma nova área”, com uma “presença física”, e o “Daily Cristina” sofrerá uma reestruturação “ainda no primeiro trimestre”, antes da celebração do terceiro aniversário. A ideia é que a empresa continue a ser “um núcleo pequeno, mas bom”. E “premium”. “Desde o início que quisemos fazer da Luvin um género de ‘alfaiate de conteúdos’ que pretende juntar, de forma harmoniosa, celebridades às marcas”, compara. A atenção focada em cada projecto, tal como no trabalho de alfaiate, exige tempo dedicado e isso não se faz com muitos agenciados entre mãos. “Não nos aventuramos a agenciar 50 celebridades, até porque Portugal não tem mercado para tantas figuras públicas.”

Artigo actualizado às 15h57 de 21 de Janeiro de 2016

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