Apresentação das selecções do Mundial: Canadá

Os canadianos vão tentar alcançar em Inglaterra uma vitória, o que já não acontece na competição desde 2003

Num Grupo D quase exclusivamente “made in Europe”, o Canadá estará fora da luta pelos quartos-de-final, mas a habitual combatividade canadiana vai dar problemas às selecções europeias. Conseguir melhor do que nas duas últimas edições, onde terminou sempre com um empate e três derrotas, é o objectivo da formação comandada pelo neozelandês Kieran Crowley.

 

Embora sejam actualmente os terceiros na hierarquia das Américas, atrás da Argentina e dos Estados Unidos, os canadianos bateram de forma clara os norte-americanos no apuramento para o Mundial (40-20).

Foto

 

Foto

Com presenças em todos os Mundiais, o Canadá apenas em 1991 passou a fase de grupos, tendo sido derrotados nos quartos-de-final pelos All Blacks. Kieran Crowley, o neozelandês que treina a equipa desde 2008, comandará as hostes frente a Irlanda, Itália, França e Roménia, e o último jogo, contra os romenos, será o mais importante para os canadianos.

 

Menos previsível e com maior diversidade a nível das opções de ataque nos últimos anos, o Canadá contará com o reforço de alguns dos jogadores que participam no Circuito Mundial de sevens e da boa adaptação de Phil Mack e Nathan Hirayama ao XV dependerá o sucesso canadiano na prova.

 

Embora contém com 18 estreantes na prova, esse handicap será compensando pela experiência de Jamie Cudmore, DTH van der Merwe, Jebb Sinclair, Aaron Carpenter e o ”8” Tyler Ardron. O grande ausente é Taylor Paris, por lesão.

 

Curiosidade:

A selecção do Canadá foi uma das 16 selecções convidadas para participar no primeiro Campeonato do Mundo, em 1987, na Austrália e Nova Zelândia. No primeiro jogo realizado conseguiu derrotar Tonga, por 37-4, mas acabaria por perder os dois jogos seguintes contra a Irlanda (46-19) e País de Gales (40-9), falhando o apuramento para a fase seguinte.

 

Jogos na Fase de Grupos

19/09: Irlanda-Canadá, às 14h30

26/09: Itália-Canadá, 14h30

01/10: França-Canadá, 20h00

06/10: Canadá-Roménia, 16h45

 

Convocados

Avançados: Tyler Ardron, Ray Barkwill, Brett Beukeboom, Hubert Buydens, Aaron Carpenter, Jamie Cudmore, Nanyak Dala, Kyle Gilmour, Jason Marshall, John Moonlight, Evan Olmstead, Benoit Piffero, Djustice Sears-Duru, Jebb Sinclair, Richard Thorpe, Andrew Tiedemann, Doug Wooldridge.

Três-quartos: Nick Blevins, Connor Braid, Matt Evans, Jeff Hassler, Ciaran Hearn, Nathan Hirayama, Harry Jones, Phil Mack, Jamie Mackenzie, Phil Mackenzie, Gordon McRorie, Conor Trainor, Liam Underwood, DTH van der Merwe.

Sugerir correcção
Comentar