O Plug Plus poupa energia de aparelhos em “stand-by”
A Green Plug criou um dispositivo capaz de economizar energia quando um equipamento está em “stand-by” ou quando já acabou de carregar
O Plug Plus é um dispositivo de tomada universal, que consegue reduzir o consumo energético de um aparelho quando está em “stand-by”. Este é o primeiro produto economizador de energia da empresa Green Plug.
A ideia surgiu das mentes de três amigos, que queriam criar algo que pudesse ajudar a sociedade. “Graças às nada amigas contas de luz que temos recebido, a necessidade trouxe-nos esta ideia. Depois disso, foi só juntar mais talento à equipa, procurando pessoas com enorme potencial na área da electrónica e designers que gostam de criar coisas novas”, explica André Picado, um dos criadores do projecto. A empresa quer que o Plug Plus seja simples de utilizar, seguro, económico e que tenha um “design” atractivo.
O conceito não é complexo. Quando um aparelho estiver em “stand-by”, o Plug Plus interrompe completamente a passagem de corrente até que este seja usado novamente. “Desta forma, elimina-se todo o desperdício de energia consumido em modo 'stand-by' e de aparelhos com baterias que já estejam carregadas”, explica André Picado ao P3.
O Plug Plus pretende que o seu utilizador poupe dinheiro e energia, sem esforço e sem gastar tempo. “É um produto que não requer qualquer interação por parte do utilizador”, afirma André.
Para além de poupar o planeta, a invenção é amiga das carteiras dos consumidores. “A poupança energética dependerá sempre do equipamento electrónico ou electrodoméstico que esteja ligado ao Plug Plus. Em média, esta redução poderá chegar aos 4%”, revela. Parece pouco mas, segundo um estudo do instituto brasileiro Akatu, todos os aparelhos em “stand-by” podem representar 12% do consumo de uma casa.
A empresa quer que o produto seja acessível a todos os consumidores, por isso o valor de venda ao público estará à volta dos 10 euros.
O Plug Plus está a concorrer à 7ª edição do prémio EDP Inovação e é um dos projectos semi-finalistas. Neste concurso, a EDP distingue projectos na área da inovação tecnológica ou negócios ligados a tecnologias limpas no sector da energia. O projecto vencedor receberá 50 mil euros, que serão entregues em Novembro.