Situemo-nos antes de mais: uma da manhã. Foi a essa hora que o meu cérebro cedeu ao cansaço que já me obrigava a semicerrar as pálpebras enquanto tentava ver o último episódio do "Daily Show".
O programa é relativamente curto e se há coisa capaz de me deixar desperta é a genialidade sarcástica e pândega do Jon Stewart, mas não naquela noite.
Estando a cair de sono, seria expectável que adormecesse de imediato. Foi o que aconteceu... nas primeiras três horas. Vi passar todas as outras até às sete e meia, altura em que, resignada (e com fome), me levantei.
Abri a janela da cozinha e preparei torradas com requeijão e café fresco. Entretanto, vesti um casaco de malha, que Agosto no Porto não está para braços desnudos. Comi e abri o livro que me tem acompanhado nas últimas semanas. Nas entrelinhas, pensei se haveria algum motivo que me impedisse de dormir.
Esta semana, uma amiga emigra. Quando alguém parte, é também um pedaço de nós que se vai. Não falo do sono. O que fica há-de ser maior e tão simples como um abraço e uma mesa posta. Aqui ou lá. Um prato que conforta a saudade e não surripia (mais) tempo.
Do que precisas:
3 tomates grandes maduros
300g de carne de vaca picada
5 colheres de sopa de parmesão ralado + extra para polvilhar
Sal q.b.
Vamos a isto:
1. Pré-aquece o forno a 180º.
2. Corta as bases dos tomates. Com a ponta de uma faca afiada, faz um círculo no interior do tomate, deixando uma margem lateral de, pelo menos, um centímetro. Remove a polpa dos tomates com uma colher e reserva.
3. Num tacho com um fio de azeite (o azeite é opcional, embora preferível), refoga a carne com o tomate reservado. Adiciona o parmesão e o sal e mexe bem. Deixa cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.
4. Recheia cada um dos tomates com o preparado de carne, polvilha com lascas de parmesão e leva ao forno por dez minutos ou até o queijo derreter.
Dica: podes acrescentar algumas folhas frescas de orégãos enquanto refoga a carne, assim como poderás usá-las para decorar antes de servir.