Rudy Paige, formação dos Bulls, é a grande surpresa na lista de 31 convocados pelo seleccionador Heyneke Meyer. O jogador, de 26 anos, que nunca vestiu a camisola dos Springboks acabou por ganhar a corrida a Cobus Reinach, dos Sharks, que fica de fora.
Da lista escolhida por Meyer fazem parte nomes consagrados como Victor Matfield, Bryan Habana, Jean de Villiers ou Schalk Burger, mas há juventude q.b.: Lood de Jager, Eben Etzebeth e Handrè Pollard, por exemplo. No total, a média de idades dos 31 sul-africanos é ligeiramente superior a 26 anos.
“Todos os jogadores que fizeram parte do grupo alargado trabalhou imenso e ter que reduzir a lista para 31 foi, provavelmente, a decisão mais difícil da minha carreira”, começou por referir Meyer.
O seleccionador sul-africano realçou ainda que der preferência a jogadores polivalentes: “Pelo tamanho da equipa, tivemos em consideração a utilidade dos jogadores, que podem rodar por várias posições, como o Schalk Brits, Pieter-Steph du Toit ou o Coenie Oosthuizen.”
A África do Sul faz parte do Grupo B onde terá como adversários Samoa, Japão, Escócia e Estados Unidos. Os primeiros rivais dos Springboks serão os japoneses, a 19 de Setembro.
Convocados:
Talonadores: Schalk Brits, Bismarck du Plessis, Adriaan Strauss
Pilares: Jannie du Plessis, Frans Malherbe, Tendai Mtawarira, Trevor Nyakane, Coenie Oosthuizen
Segundas-linhas: Lood de Jager, Pieter-Steph du Toit, Eben Etzebeth, Victor Matfield (vc)
Terceiras-linhas: Willem Alberts, Schalk Burger, Siya Kolisi, Francois Louw, Duane Vermeulen
Formações: Fourie du Preez, Rudy Paige, Ruan Pienaar
Aberturas: Pat Lambie, Handrè Pollard, Morné Steyn
Centros: Jean de Villiers, Damian de Allende, Jesse Kriel
Pontas e defesas: Bryan Habana, Zane Kirchner, Willie le Roux, Lwazi Mvovo, JP Pietersen