A taça de fruta que não quer que ela apodreça
Já existe uma taça que vem equipada com um sensor que monitoriza os níveis químicos da fruta durante o processo de amadurecimento
Um pêssego com bolor ou uma banana com uma mancha. O destino desta fruta costuma ser o lixo, mas tudo pode mudar com uma nova tecnologia que detecta os níveis de etileno (um quimico presente na fruta). Se estes níveis forem elevados, a taça emite um aviso para que a pessoa consuma a fruta. Caso contrário, apodrece.
Assim, com a ajuda desta tecnologia, a fruta pode ser consumida no ponto ideal, o que diminui o risco de desperdício. Jagjit Chodha, o designer da taça inovadora, inspirou-se através das estatisticas que evidenciam o desperdicio de fruta que existe, todos os anos, em Inglaterra: 444 000 toneladas. Ainda de acordo com o departamento de agricultura dos EUA (USDA), os americanos desperdiçam 119 kg de comida, todos os dias, o que corresponde a 27% de toda a comida que é produzida.
A ideia, que pode vir a ser implementada em todas as casas, já foi considerada uma das mais inovadoras do Brunel Design and Engineering Show, um festival que dá a conhecer os projectos dos alunos da London’s Brunel University School of Design and Engineering que irá decorrer entre 13 e 16 de Junho, em Londres.
Apesar de a invenção do estudante não conseguir evitar que a fruta apodreça, já é uma ajuda na lutra contra o desperdício. E um lembrete: não te esqueças de comer fruta.