Uma das imagens do trabalho sobre a crise em Portugal, do fotojornalista português Mário Cruz, será exposta este mês nas ruas de Melbourne, na Austrália, durante o festival de fotografia local, anunciou o colectivo Dysturb. Na página da rede social do Dystrub é possível ler-se que, nas próximas duas semanas, durante o festival Photo Book Melbourne, o colectivo irá "tomar as ruas de Melbourne", com imagens de vários fotojornalistas, incluindo o português Mário Cruz, da agência Lusa.
No site, o colectivo, fundado pelos fotojornalistas franceses Pierre Terdjman e Benjamin Girette, apresenta-se como uma "comunidade que pretende fazer com que o fotojornalismo seja acessível a um maior número de pessoas, colando grandes 'foto-notícias´' nas ruas".
Mário Cruz, contou o próprio à agência Lusa, foi contactado pelo colectivo Dysturb, "depois da publicação do trabalho 'Roof' no New York Times". Em Novembro, "Roof" [telhado], no qual Mário Cruz, em 22 imagens, retrata pessoas que, devido a circunstâncias várias, se viram forçadas ou optaram por viver em locais abandonados, na cidade de Lisboa, esteve em destaque no blogue do jornal "The New York Times", e foi publicado na versão impressa deste jornal.
Antes da Austrália, para onde irá a fotografia "de um casal que vive no barracão de uma oficina automóvel", uma outra imagem deste trabalho, "de um homem de 63 anos, que vive na moradia que pertence à Câmara de Lisboa", foi colada nas ruas de Londres.
Mário conheceu o trabalho do colectivo Dystrub, que conta com mais de 70 colaboradores de todo o mundo, em Setembro do ano passado no festival de fotografia de Perpignan, em França, um dos maiores e mais importantes certames da área. Os posters que o Dysturb cola nas ruas, adiantou, têm 2.60 por 3.40 metros.
O trabalho de Mário Cruz valeu-lhe a distinção do concurso internacional "30 Under 30", destinado a jovens fotojornalistas de todo o mundo, com menos de 30 anos, que tenham documentado temas da sociedade. O trabalho dos 30 vencedores estará exposto de 21 a 24 de Março, no "The Photography Show", em Birmingham, Reino Unido, para profissionais do fotojornalismo, de fotografia e da cultura. Além disso, os trabalhos serão divulgados nos sites da Magnum Photos e do The Photography Show e estarão nomeados para três prémios de escolha do público, que serão votados através das redes sociais.
Mário Cruz, de 27 anos, venceu em 2014 o prémio de fotojornalismo da Estação Imagem, com o trabalho "Cegueira recente".