Ilustração: autores portugueses premiados na Feira de Bolonha

Biólogas Maria Dias e Inês Rosário distinguidas com o livro "Lá Fora". Madalena Moniz ganhou um prémio com "Hoje sinto-me..."

Foto
Ilustração do livro Lá fora - Um guia para descobrir a natureza Bernardo Carvalho

Os livros "Lá fora", das biólogas Maria Dias e Inês Rosário, e "Hoje sinto-me...", de Madalena Moniz, foram distinguidos na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (que vai decorrer, em Março, em Itália.

De acordo com a editora Planeta Tangerina, "Lá fora - Um guia para descobrir a natureza" foi eleito o melhor livro na categoria "Primeira obra" ("Opera Prima”). "Hoje sinto-me...", escrito e ilustrado por Madalena Moniz, teve uma menção honrosa na mesma categoria, revelou a editora Orfeu Negro.

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, criada em 1964, é um espaço de compra e venda de direitos de livros, mas também inclui exposições de ilustração e distingue os melhores livros editado em todo o mundo em quatro categorias: “Ficção”, “Não Ficção”, “Novos horizontes” e “Primeira obra”, às quais se junta um prémio para livros e aplicações digitais. Os prémios representam um momento de mediatização internacional dos livros distinguidos e com menções honrosas, assim como das respectivas editoras.

Na cidade ou no campo

"Lá Fora - um guia para descobrir a natureza", primeira obra das biólogas Maria Dias e Inês Rosário, é um livro informativo que convida pais e filhos, crianças e adultos a saírem de casa e a entrarem na natureza que os rodeia, seja na cidade, seja no campo.

Profusamente ilustrado por Bernardo Carvalho, o livro reparte-se por capítulos dedicados às aves, aos mamíferos, aos répteis, às flores, ao céu ou ao mar, à praia e às poças de maré, mas também aos bichinhos que vivem nos jardins e nos quintais.

A par das descrições sobre tipos de paisagens que se podem encontrar em Portugal - florestas, bosques, montanhas, escarpas, lagoas, albufeiras - o guia apresenta informação detalhada sobre animais e plantas, dá indicações do que vestir e levar quando se explora a natureza e inclui actividades para os mais novos.

“A ideia é partilhar o gosto em aprender através da observação, de actividades simples e do raciocínio. Isso pode ser feito tanto vivendo dentro de um parque natural como vivendo num prédio de uma grande cidade. No extremo, até pode ser feito dentro de casa, observando as flores dos vasos, ou as abelhas que as visitam”, explicou Maria Dias, à agência Lusa, quando o livro saiu em 2014.

"Hoje sinto-me..." é um livro-alfabeto sobre sentimentos, ordenados de A a Z, como audaz, baralhado, curioso, distante, espacial e forte. Cada palavra é acompanhada de ilustrações, a tinta-da-china e aguarela, que complementam a interpretação de cada uma das escolhas dos sentimentos. "Hoje sinto-me..." é o primeiro livro assinado por Madalena Moniz, depois de em 2010 ter feito a ilustração para Sílvio, domador de caracóis, de Francisco Duarte Mangas, que lhe valeu um destaque no Prémio Nacional de Ilustração.

Nos últimos anos, Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha tem premiado e dado reconhecimento à literatura e ilustração portuguesas. Em 2014, o livro "Mar", de André Letria e Ricardo Henriques, pela editora Pato Lógico, recebeu uma menção honrosa na categoria “Não Ficção” e esteve em destaque na feira. Nesse ano, a ilustradora Catarina Sobral conquistou o Prémio Internacional de Ilustração da feira com o livro "O meu avô", pela Orfeu Negro.

Em 2013, a feira atribuiu uma menção ao livro "A ilha", de João Gomes de Abreu e Yara Kono (Planeta Tangerina), na categoria “Primeira obra”. No âmbito da feira, a editora Planeta Tangerina foi considerada a melhor editora europeia de 2013, numa votação feita por outros editores presentes no certame. Em 2012, Portugal foi o país convidado da Feira, considerada a mais importante na área do livro para a infância e juventude.