Lisboa é candidata a Destino Europeu do Ano

Depois da eleição do Porto em 2014, cabe agora a Lisboa tentar reconquistar o título promovido pela European Consumers Choice. Votação online já abriu

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Rafael Marchante/Reuters

Vem aí nova edição dos prémios European Best Destinations (melhores destinos europeus) promovidos pela European Consumers Choice (ECC), "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas" que tem sede em Bruxelas e se dedica a "avaliar produtos e serviços".

Ao longo das cinco edições já realizadas, Portugal tem conseguido impor-se: Lisboa venceu logo no primeiro ano, em 2010, e o Porto venceu em 2012 e 2014 (só Istambul e Copenhaga conseguiram "furar" o domínio luso até agora). Como as regras mandam que o vencedor de um ano não possa competir no seguinte, desta feita o Porto não vai a votos. Mas Lisboa assegurou a nomeação e compete com mais 19 cidades, todas elas grandes centros de atracção turística, numa votação online até 10 de Fevereiro.

As candidatas são avalizadas por um "júri de especialistas em turismo" e estão todas entre "as mais visitadas do continente". Na lista que vai a votos encontram-se, entre outras, Amesterdão, Madrid, Barcelona, Berlim, Viena, Londres, Paris, Roma e Milão, Praga ou Atenas.

“É com muito orgulho que verificamos que Lisboa tem demonstrado ter dinamismo e capacidade de inovação ao tirar partido da qualidade e diversificação da sua oferta turística ao longo dos anos", comenta, em comunicado, Paula Oliveira, directora executiva da Associação Turismo de Lisboa.

Na última edição dos prémios, a eleição do Porto tornou-se um caso mediático (a Fugas, suplmento do PÚBLICO, não só deu em primeira mão a notícia como dedicou um especial à cidade após a declaração de Destino Europeu do Ano). O Porto, aliás, cilindrou a concorrência: a organização do evento confirmava à Fugas que o Porto tinha conseguido 14,8% dos votos, muito à frente da segunda classificada, a croata Zagrebe (10,2%). O top 5 europeu completava-se com Viena (Áustria), Nicósia (Chipre) e Budapeste (Hungria).

A cidade vencedora terá direito a promoção no site da ECC e em diversos meios, podendo utilizar a distinção e o logo "Escolha do Consumidor Europeu" em toda a sua comunicação institucional durante um ano.

No dossier da ECC, pode ler-se que a "a cobertura mediática da campanha Porto — Melhor Destino Europeu 2014 está avaliada, segundo um estudo independente da multinacional Cision — especialista em análise dos media —, em mais de 1 milhão de euros a nível nacional (meios portugueses) e mais de 10 milhões de euros a nível europeu". No site, foram "batidos todos os recordes" em 2014, tendo sido apurados 228.688 votos.

A ECC cita também o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, que referiu que "10 milhões de espaço editorial é um valor considerável e prova que é possível mobilizar a comunicação e as pessoas para boas causas". "Provámos que é possível mobilizar os media e toda uma cidade para uma causa positiva que beneficia todos, conseguindo que dezenas de milhares de pessoas votassem online".

Agora, é a vez de Lisboa mostrar a sua garra.

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