Bardy titular na vitória do Clermont

Após cumprir três semanas de castigo, o internacional português foi titular na 16.ª jornada do Top 14

Foto
AFP

Fugindo à regra, desta vez a notícia é que na jornada 16 do Top 14 nenhum dos favoritos foi surpreendido. Numa ronda onde Julien Bardy regressou à competição, Clermont, Stade Français e RC Toulon venceram os seus jogos e mantêm-se nos três primeiros lugares do principal campeonato francês.

A jornada abriu com a visita do Castres a Paris, onde defrontou o Stade Français. O encontro começou com uma homenagem às vítimas do atentado ocorrido na passada quarta-feira na capital francesa, com a equipa parisiense a vestir camisolas com a mensagem “Je Suis Charlie”, lembrando as pessoas mortas no jornal Chalie Hebdo.

Após o pontapé inicial, o Stade Français não deu qualquer hipótese ao seu adversário e conseguiu manter a sua série de vitórias em casa neste ano. Com um râguebi completo, calculado e um pack avançado muito agressivo e dominador, a formação de Paris venceu, por 49-13, com seis ensaios marcados e o ponto de bónus ofensivo alcançado.

Foto

O RC Toulon, que vinha de duas derrotas consecutivas, recebeu em Mayol a outra equipa da capital, o Racing Metro. Num jogo que ficou marcado pela indisciplina dos visitantes, que chegaram a jogar com 13 jogadores, destaque para o regresso ao Top 14 de Juan Martin Hernandez, agora com a camisola do RC Toulon. Mesmo sendo bastante dominados na primeira parte, os parisienses deram luta na segunda e ao marcarem dois ensaios (contra quatro do lado do Toulon), impediram o ponto de bónus ofensivo dos campeões franceses (32-23).

A jogar em casa, o Bayonne alcançou uma importante vitória contra o Lyon, que permitiu à equipa da casa ultrapassar o seu adversário directo na classificação. Os forasteiros viram dois cartões amarelos e a indisciplina acabou por sair-lhes bastante caro, num jogo onde estiveram sempre na discussão do resultado, mas onde só conseguiram alcançar o ponto de bónus defensivo (23-22).

Num duelo entre equipas do meio da tabela, o Bordeaux recebeu e venceu o Grenoble, por 34-16, enquanto o Oyonnax alcançou um importante triunfo em casa contra o Montpellier. A equipa visitante, que vinha de uma grande vitória na semana passada na estreia do treinador sul-africano Jack White, entrou mal no jogo e sofreu dois ensaios na parte inicial (6’ e 10’), e quando tentou reagir, a defesa competente e o espirito de sacrifício característico do Oyonnax impediu a reviravolta no marcador (20-13).

O Toulouse recebeu e venceu o La Rochelle, num grande espectáculo de râguebi ofensivo, onde as duas equipas estiveram na luta pela vitória até ao fim. A perderem por quatro pontos ao intervalo, os forasteiros nunca baixaram os braços, e com uma penalidade transformada no último minuto, alcançaram um importante ponto bónus (29-26).

Na última partida da ronda, o Clermont recebeu o Brive, num jogo que lhes permitia manter o primeiro lugar da tabela, caso vencessem com ponto bónus, e que assinalou o regresso de Julien Bardy, após cumprir três semanas de castigo – o internacional português foi titular e esteve 67 minutos em campo.

E o Clermont precisou de meia parte para entrar no jogo e da outra metade para dar espectáculo. A vencer por 11-3 ao intervalo, numa partida até essa altura equilibrada, os “Jaunards” fizeram 40 minutos finais de grande nível, tendo marcado cinco ensaios em 26 minutos. Com um resultado final de 44-20 e o ponto de bónus ofensivo alcançado, o Clermont manteve assim o primeiro lugar, em igualdade pontual com o Stade Français.

Sugerir correcção
Comentar