A Immersive Douro está a desenvolver um novo jogo que convida à exploração e que permite que a personagem principal sofra mutações de modo a adaptar-se a novos desafios. Assim se define o novo jogo desta empresa de "game developing", denominado “Shrooms”.
“Shrooms” é um jogo do género "survival", que permite que um jogador desenvolva a sua própria personagem e que com a mesma explore um mundo aberto. Pedro Geada, 22 anos, que trabalha na Immersive Douro há dois anos, admitiu que uma das inspirações para o desenvolvimento deste jogo foi o filme “Nausicaä of the Valley of the Wind”, de Hayao Miyazaki. O jogo existe para PC, por agora, e está a ser desenvolvido progressivamente.
Ao longo do jogo, o jogador vai ter que se adaptar e satisfazer necessidades da sua personagem: como na vida real, a personagem tem energia, sede, fome, etc. e de modo a sobreviver essas necessidades precisará de atenção. Tudo aquilo com que interagimos, mais especificamente os alimentos que vamos encontrando espalhados pelo espaço dentro do jogo, afecta e muda as caracterísiticas da personagem e influencia a jogabilidade de algum modo. “Tudo o que tu comes neste mundo para sobreviver afecta-te de alguma maneira. Todas as mutações que fores ganhando mudam o 'gameplay' de alguma maneira”, explicou Pedro Geada ao P3.
A personagem pode comer cogumelos que lhe darão lâminas nos braços, o que lhe permite usar essa habilidade quer para defesa, quer para cortar árvores. Há também uma mutação que dá à personagem uma língua de sapo, permitindo que o jogador possa roubar objectos que estão longe de si. Uma outra possibilidade permite que a personagem possa planar e ainda existe outra que permite a habilidade de respirar debaixo de água.
O jogador tem mesmo assim que ter cautela com a forma como algumas mutações o afectarão. Por exemplo, se ganhar a habilidade de respirar debaixo de água ficará incapaz de viver sobre a terra. Uma outra mutação que permite que o jogador nade mais depressa torna-o lento em terra. Assim todas as mutações têm os seus prós e contras.
A Immersive Douro esteve recentemente no Comic Con Portugal, onde expôs este novo projecto que captou o interesse de muitos que por lá passaram. “As pessoas têm reagido muito bem, tanto ao estilo gráfico do jogo, como à ideia das mutações. Toda a gente acha isto muito original, o que é das melhores recompensas que podemos ter como developers”, expôs Pedro.
A empresa foi fundada em 2012, tendo começado com apenas três pessoas; actualmente estão oito pessoas envolvidas. O seu primeiro jogo foi um “beat’em up” chamado “Johnny Scraps: Clash of Dimensions” permitia que o jogador controlasse um porco, de nome Pig, de modo a derrotar vários exércitos, enviados por um cientista, para poder regressar a casa e restaurar equilíbrio ao universo. Este jogo está disponível para Android, Apple, Windows, PC e OUYA.
Além do projecto "Shrooms", a Immersive Douro aproveitou ainda para expor no Comic Con "Johnny Scraps: i Tap & Slash", jogo que se apresenta como sendo um "smasher", ao estilo "Fruit Ninja".