O NOS Alive foi considerado o Melhor Festival Urbano e o Vodafone Paredes de Coura o Melhor Festival Não Urbano na segunda edição dos Portugal Festival Awards, numa escolha do público português feita "online".
De acordo com a organização, os prémios foram anunciados na terça-feira à noite no Cinema São Jorge, em Lisboa, numa cerimónia que contou com as actuações dos premiados D'Alva, For Pete Sake, Jimmy P, Sequin e Time For T, em conjunto com a West European Symphony Orchestra.
Em competição, com mais de uma dezena de categorias, estavam 106 festivais — que abrangem géneros musicais que vão do rock ao metal, do reggae à música tradicional — que, segundo a organização, movimentaram mais de dois milhões de espectadores.
Nas restantes categorias foram distinguidos o Festival NOS Alive (Melhor Festival de Grande Dimensão), o Festival Sumol Summer Fest (Melhor Festival de Média Dimensão), o Festival Milhões de Festa (Melhor Festival de Pequena Dimensão), o Festival Paredes de Coura (Melhor Campismo), a Queima das Fitas de Coimbra (Melhor Festival Académico), o Indie Music Fest (Melhor Micro-Festival) e o Festival Alive (Melhores WC's).
Jimmy P (Melhor Actuação ao Vivo - Artista Revelação by Antena 3), Buraka Som Sistema (Melhor Actuação ao Vivo - Artista Nacional by Antena 3) e Arctic Monkeys (Melhor Actuação ao Vivo - Artista Internacional by Fuel TV) também foram premiados. Nas categorias escolhidas por um júri ficaram: Festival Alive (Melhor Cartaz by Casal Garcia), LISB/ON #Jardim Sonoro (Melhor Comunicação), NOS Primavera Sound (Contribuição para o Turismo), Vodafone Music Sessions (Melhor Activação de Marca), Sol da Caparica (Contribuição para a Divulgação da Música Portuguesa), Bons Sons (Festival Mais Sustentável by Level Up).
O júri integrava os guitarristas Zé Pedro e Tó Trips, a fotógrafa Rita Carmo, o jornalista Miguel Cadete, os radialistas Álvaro Costa e Nuno Calado (Antena 3), Joana Cruz (RFM) e Pedro Ramos (Radar), assim como Ana Markl (Canal Q) e Ana Teresa Ventura (SIC). Os Portugal Festival Awards foram lançados em 2013, por João Dinis e Rita Pires, dois consultores que criaram esta iniciativa numa incubadora de empresas em Lisboa. O objectivo é reconhecer os festivais de música em diferentes categorias, da organização ao cartaz, do tipo de recinto à sustentabilidade. Em 2013, a primeira edição dos Portugal Festival Awards contou com 60 festivais de música.