A segunda edição do Artbeerfest, que decorre a partir de 10 de Julho no centro histórico de Caminha, vai ser marcado pela apresentação de uma cerveja artesanal totalmente produzida no concelho, anunciou esta quinta-feira a organização.
"É uma grande honra perceber que o Artbeerfest foi importante a nível nacional, mas sobretudo a nível local. É uma semente que está a germinar e que queremos que dê mais frutos no futuro. Temos conhecimento de outros projetos cervejeiros em Caminha e isso faz-nos acreditar que o Artbeerfest é mais do que um evento, é um projeto e uma plataforma de comunicação e de activação económica e social", sustentou Otávio Costa, da organização.
O festival internacional dedicado a esta bebida que decorre até domingo inclui outras iniciativas, que vão desde as degustações de cerveja artesanal, harmonizações, 'show cooking', palestras e animação.
Na primeira edição do Artbeerfest passaram por Caminha cerca de 35 mil pessoas, um número que a organização espera este ano ultrapassar. "Aquilo que nós sentimos desde que fizemos a primeira comunicação, há uns meses, é que há um grande entusiasmo e uma grande ansiedade não só no meio cervejeiro mas também do público e por isso as nossas expectativas passam por superar esses números, estamos confiantes", sustentou Otávio Costa.
A par da cerveja, representada com cerca de 150 tipos diferentes e da gastronomia, a música marcará também presença no Artbeerfest com a actuação de bandas e 'dj's'. A presença de Steve Huxley, apelidado de "druida" cervejeiro de Liverpool, será outro dos pontos altos da segunda edição. A viver em Barcelona há vários anos, é uma referência no meio cervejeiro.
"É o responsável por todo o grande movimento da expansão da cerveja artesanal em Espanha. É uma pessoa especialíssima com uma dedicação tremenda à causa e temos a certeza de que a sua presença será motivadora", adiantou Otávio Costa.
Em 2014 o festival que nasceu na vila alto-minhota apostou na internacionalização, com um evento idêntico já realizado em Junho em Vigo. "É para continuar, porque agora já entrámos numa espécie de veículo que nos chama para evoluir ainda mais. O Artbeerfest é um projecto que tem um ano de vida e esta segunda edição vem marcar aquilo que foi este último ano de trabalho, que foi envolvermo-nos com todo este movimento global que é a cerveja artesanal", adiantou. Depois de Vigo, o Artbeerfest estará em Setembro em Lisboa.