Era a grande favorita a vencer a 7.ª edição do Campeonato do Mundo de Juniores, mas a jogar em casa, a Nova Zelândia está mais perto de ficar pela primeira vez fora dos quatro primeiros lugares do que de vencer a competição. Os "Baby Blacks" serão os últimos a entrar em campo na última jornada da fase de grupos do JWC 2014, mas se a França e a Irlanda não falharem, os neozelandeses já não terão possibilidades de terminar no “top 4”.
A derrota na ronda anterior frente à África de Sul sem bonificação deixou a Nova Zelândia sem margem de manobra. Os "Baby Blacks" defrontam na manhã desta terça-feira a Escócia, mas vencer com ponto de bónus pode não chegar. Com a Inglaterra (Grupo A) e África do Sul (Grupo C) já apuradas para as meias-finais, os dois lugares por definir serão para o vencedor do Grupo B e para o melhor dos segundos classificados. E as selecções melhor posicionadas para alcançar essas posições são a França e a Irlanda.
Apesar de terem um adversário complicado pela frente (País de Gales), os franceses até podem garantir o apuramento com uma derrota: com um desaire por menos de oito pontos com quatro ensaios marcados o “XV de France” somará dois pontos e, na pior das hipóteses, será o segundo melhor classificado.
Para a Irlanda, as contas são mais simples: os irlandeses apenas com uma vitória bonificada frente às Fiji têm o apuramento garantido. Um triunfo com três ou menos ensaios marcados, deixará a Irlanda defendente do que a Nova Zelândia ficar contra a Escócia.
Embora com possibilidades remotas, a Austrália, o País de Gales também podem ainda sonhar com um lugar entre os quatro primeiros.
Grupo A
Inglaterra, 10 pontos
Austrália, 5 pontos
Itália, 4 pontos
Argentina, 1 ponto
Grupo B
França, 9 pontos
Irlanda, 6 pontos
País de Gales, 5 pontos
Fiji, 0 pontos
Grupo C
África do Sul, 10 pontos
Nova Zelândia, 5 pontos
Samoa, 4 pontos
Escócia, 0 pontos