A aplicação que permite ler duas vezes mais rápido
E se tivesses visão raio-x, memória fotográfica e a habilidade para ler duas vezes mais rápido? Uma empresa start-up de Amesterdão desenvolveu uma aplicação que promete revolucionar a forma como lemos e compreendemos a informação
"Acreditamos que ler informação de forma digital deve ser uma tarefa fácil". É assim que uma empresa start-up holandesa apresenta um "software" que promete ajudar a processar a informação de forma mais rápida e eficaz. O UseClark pretende revolucionar a forma como lemos e compreendemos a informação, ao destacar as palavras-chaves de um texto consoante a velocidade de leitura selecionada pelo utilizador.
Em comunicado, um dos fundadores do UseClark, Mark Tigchelaar, afirma que "usar esta aplicação é como desenvolver uma memória fotográfica, uma visão de raio-x e a habilidade de ler duas vezes mais rápido". Tudo porque "é uma tecnologia que combina velocidade e compreensão, permitindo uma experiência de leitura mais eficiente".
"Uma pessoa geralmente gasta cerca de três horas por dia a ler e a analisar informação. Para tornar as coisas piores, a maioria das pessoas só lê uma parte dos textos e não se lembra do que leu no dia seguinte", acrescenta. Com o objectivo de revolucionar a experiência de leitura, o UseClark permite que o leitor processe a informação de forma mais rápida, uma vez que destaca e resume automaticamente os pontos mais relevantes de um texto.
No futuro, o "software" vai estar disponível como leitor de documentos (PDF, .Doc, ePub e HTML) para todos os "browsers", "tablets" e "smartphones". Para além disso, vai ser possível integrar a ferramenta diretamente em sites. Os mais curiosos já podem testar a aplicação através da versão "demo" disponível online.