O râguebi de sevens será uma das novidades nos próximos Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro, mas antes de o maior evento desportivo à escala mundial ter lugar, a modalidade estará de regresso já este ano à família olímpica.
Na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que vão acontecer entre 16 e 28 de Agosto na cidade chinesa de Nanjing, os sevens já farão parte do cartaz e a competição contará com a participação de seis países na variante masculina e feminina.
De acordo com a organização do evento, os países que vão participar nesta competição para para atletas entre 14 e 18 anos de idade são os cinco melhores classificados de cada continente no Campeonato do Mundo de Sevens de 2013, para além do país organizador, sendo que a Grã-Bretanha é a representante oficial de Inglaterra, Escócia e País de Gales, que não podem participar de forma independente nos eventos do Comité Olímpico Internacional (COI).
Dessa forma, na variante masculina vão estar presentes as selecções da China, do Canadá, da Grã-Bretanha, do Quénia, do Japão e da Nova Zelândia. Em femininos, vão participar a China, o Canadá, a Espanha, a África do Sul, o Japão e a Nova Zelândia.
A reintrodução do râguebi no programa olímpico resultou de uma longa batalha protagonizada pelo IRB já desde a década de 80 que acabou por dar frutos em 2009, quando o COI aprovou a inclusão dos sevens. Os Jogos Olímpicos de 2016 contarão com um total de 12 equipas no masculino e no feminino.