Yooki, sapatos adaptados à personalidade do cliente

Margarita começou a personalizar sapatos por "hobby" e hoje tem uma marca que vende peças únicas, adaptadas ao gosto e personalidade do cliente

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Yooki é uma marca de sapatos personalizados criada pelas mãos de Margarita Yakimova. “Na altura em que acabei a minha licenciatura em Design de Comunicação tinha imenso tempo livre e ocorreu-me a ideia de começar a personalizar sapatos”, conta a jovem designer. “Comecei a vender para os amigos e conhecidos, mas como obtive um 'feedback' muito positivo, pensei: porque não criar uma marca?”

A ideia do projecto é lançar no mercado nacional um produto inovador, em que cada sapato seja uma peça única, adaptada ao gosto de cada cliente, à sua individualidade e personalidade. “Hoje em dia este tipo de produto personalizado não se encontra nas lojas porque o sapato tem vários números e é sempre igual”, diz Margarita.

O processo de produção demora entre dois a cinco dias e cada peça é pintada à mão,  com tinta e marcadores especiais. “A pessoa pode escolher o tema, o desenho ou então eu própria crio”, explica a designer.

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A marca de sapatos personalizados foi criada em 2008 DR

Gravatas, bonés e óculos

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Cada pec¸a e´ pintada a` ma~o com tinta e marcadores especiais DR

Já a criação da Yooki foi inspirada maioritariamente na marca Tokidoki, do artista italiano Simone Legno. “Como eu gosto muito da cultura japonesa e de desenhos animados, lembrei-me de um artista italiano que faz este tipo de trabalhos e decidi tentar fazer algo semelhante.”

Apesar de a marca se destinar ao público feminino, Margarita também pretende dedicar-se ao segmento masculino. “A ideia é criar sapatos personalizados e gravatas a condizer com o sapato. Portanto também vamos personalizar bonés, óculos e t-shirts”, afirma a jovem criadora.

Neste momento, o processo de comercialização é feito exclusivamente online (através do Facebook ou do blogue) e os preços variam entre os 29 e 79 euros. No futuro, a marca pretende alargar as fontes de distribuição para as lojas físicas e apostar em patrocinadores. “Há pouco tempo ganhamos um concurso de ideias empreendedoras da CEARTE [Centro de Formação Profissional do Artesanato] e existem pessoas interessadas em investir no projecto”.

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