O QS World University Rankings avalia cerca de 800 universidades do mundo - uma "elite" que representa apenas cerca de 2% das universidades mundiais. Depois, classifica-as tendo em conta factores como a sua reputação, o número de citações por faculdade, a qualidade de ensino ou a proporção de estudantes internacionais.
Este ano, a Universidade do Porto (UP) conquistou o 343.º lugar e, para além de ter ficado entre as 350 melhores instituições de ensino superior do mundo, foi a universidade portuguesa melhor classificada. A Universidade Nova de Lisboa (UNL) e a Universidade de Coimbra (UC), as únicas igualmente contempladas, ficaram em 353.º e 358.º, respectivamente.
Em primeiro lugar surge o norte-americano Massachussets Institute of Technology (MIT), seguido da também norte-americana Universidade de Harvard. Depois, três instituições do Reino Unido completam o top cinco: a Universidade de Cambridge (CAM), a University College of London (UCL) e a Imperial College of London.
A Universidade do Porto já antes tinha conquistado posições dignas de referência noutros rankings e, este ano, alcançou o patamar das 350-400 do Times Higher Education World Universities Ranking.