HelmetHub, "vending machine" de capacetes de bicicleta

HelmetHub é o primeiro projecto de partilha de capacetes para cicloturistas. Mas calma, ainda só se encontra disponível em Boston

Foto

Depois do sucesso obtido pela rede de partilha de bicicletas, agora é a vez dos capacetes. O HelmetHub é o primeiro projecto automatizado de partilha de capacetes e vem dar segurança aos cicloturistas.

Uma máquina alimentada a energia solar (em tudo semelhante a uma tradicional "vending machine"), construída para aguentar qualquer intempérie, armazena um total de 36 capacetes.

Depois é só pagar (dois dólares por 24 horas; também existe a possibilidade de comprar o capacete), escolher o tamanho do capacete desejado e este sai de imediato. Depois da viagem, é só voltar a colocar o capacete noutra máquina para que este seja devidamente higienizado e esteja pronto para outro utilizador.

Foto

Neste momento, este novo sistema de partilha de capacetes será testado em Boston, onde a partilha de bicicletas já conta com um milhão de viagens, em dois anos.

Criado por Breanna Berry e Chris Mills, este sistema estará disponível a partir de Setembro em quatro locais de aluguer das bicicletas Hubway. Os dois engenheiros têm como ponto de partida Boston, mas esperam poder expandir o projecto para outras cidades onde a partilha de bicicletas tenha uma aderência igualmente considerável.

Segundo um estudo recente em Boston, em 52 por cento dos acidentes com bicicletas os utilizadores não usavam qualquer protecção na cabeça.

Sugerir correcção
Comentar