40 Days of Dating: será que Jessica e Tim ficaram juntos?

Dois amigos de Nova Iorque decidiram começar a sair e transformar a relação numa experiência social. A 22 de Agosto sabe-se se Jessica e Tim ficaram juntos depois de 40 Days of Dating.

Jessica Walsh e Timothy Goodman conhecem-se há mais de quatro anos. São amigos e, há alguns meses, viram-se ambos sozinhos. Decidiram então começar a sair, no melhor estilo “se não tivermos ninguém quando fizermos 45, ficamos juntos”. Ela, uma “romântica incurável”, tinha terminado uma relação de anos; ele, com problemas em assumir um compromisso, saía com demasiadas mulheres ao mesmo tempo. E Nova Iorque, onde os dois jovens designers vivem, é uma cidade onde namorar “pode ser cansativo e desgastante”.

“Numa tentativa de explorar e até, com sorte, ultrapassar os medos” inerentes a uma relação, Jessica e Tim decidiram envolver-se numa experiência social. Uma espécie de estudo de caso feito relação — 40 Days of Dating (diz-se que são precisos 40 dias para mudar um mau hábito). “Sempre houve uma curiosidade saudável e uma atracção ainda antes de começarmos [o projecto], caso contrário não teríamos concordado em fazer isto juntos”, explicam ao P3. Era algo “platónico”, dizem.

Durante 40 dias (com início a 20 de Março de 2013), estes dois amigos tiveram encontros regulares e submeteram-se a um conjunto de seis regras que ambos escreveram — tudo para perceberem como se comportam em relações, quais os medos que tinham ou os erros recorrentes. Verem-se todos os dias; saírem juntos, pelo menos, três vezes por semana; fazer terapia matrimonial semanalmente; passar um fim-de-semana fora (escolheram ir à Disney World); preencher um questionário todos os dias e não se envolverem com mais ninguém durante a duração do projecto eram as regras.

Foto
Osvaldo Ponton

Jessica e Tim tiveram “encontros normais, como sair para jantar ou ver um espectáculo”; contudo, alguns dos encontros consistiam em projectos. “Ao quinto dia, por exemplo, explorámos as nossas histórias de relações, criando uma obra de arte”, contam. Já no 33.º, deram as mãos durante oito horas seguidas e gravaram tudo em filme — “até mesmo na casa de banho”, sublinham.

Duvidar ao 23.º dia 

É através do diário que vamos sabendo como correram todos os dias. Há fotografias de recibos de restaurante, ilustrações, vídeos ou pequenas recordações, tipo álbum de recortes. Sabemos que Timothy quis desistir do projecto durante uma sessão de terapia, ao dia 23, o que criou algum mal-estar entre os dois (sabemos isto porque o diário é partilhado). Reconsiderou e, ao 27.º encontro, beijaram-se no terraço da casa de Jessie, com vista sobre Nova Iorque.

A ideia para 40 Days of Dating surgiu em 2012, quando os dois esperavam por um voo que os levasse de Nova Iorque para Miami. Quando chegaram à Flórida já tinham o plano todo elaborado. Para saber o que aconteceu à designer de 26 anos que trabalha no gabinete Sagmeister & Walsh (responsável pela criação do novo logótipo da EDP) e ao também ilustrador e professor universitário de 32, vai ser preciso esperar por 22 de Agosto — data em que é publicado o último diário. Tentámos mas falhámos em conseguir qualquer informação sobre o desfecho da experiência.

“Foi difícil, mas também muito libertador tornar o projecto público. As nossas histórias individuais, questões e abordagens não são muito diferentes das de muitas pessoas. Sabíamos que se o íamos fazer, tinha de ser até ao fim”, terminam.

Sugerir correcção
Comentar