Por esta altura, Diogo, Frederico, Luís e Bernardo estão a caminho da costa italiana. Os quatro amigos já passaram pela costa sul de Espanha e pela Côte d’Azur, em França, a bordo de uma Citroën HY, de 1957. Não estão numa “roadtrip” de férias, mas sim em trabalho. A mala da carrinha está cheia de toalhas de praia coloridas.
A Vertty é uma marca “100% portuguesa”, originalmente pensada por Diogo Cruz. O jovem de 24 anos, que estudou na Harvard Business School, estava a fazer surf numa praia a norte de Sydney, na Austrália, quando se apercebeu de que podia criar um produto de design no mercado das toalhas de praia.
Daí até à primeira toalha da marca foi um longo processo de pesquisa. Diogo contactou “mais de 20 designers a pedir diferentes modelos para o produto final” e escolheu Frederico Cardoso (25 anos), o criador dos triângulos que compõem estas toalhas. Luís Figueiredo (26) e Bernando Torres juntaram-se-lhes. “O conceito por detrás de toda a marca é o da transição da cidade para a praia”, define Diogo, ao P3. “A toalha Vertty é o ícone que carrega toda a elegância e sofisticação da cidade e acompanha a viagem até ao ambiente mais relaxado da praia.”
Toalhas "made in" Guimarães
As Vertty “são produzidas num tecido especial chamado Ketten”, explica Diogo, que as torna “30% mais leves que o algodão tradicional” — isto porque a parte central da toalha não absorve a água. São 10% maiores “que uma toalha de praia normal” (185x110 centímetros) e têm, ainda, “um discreto bolso à prova de água).
Todas as toalhas da jovem marca são produzidas em Guimarães; as caixas coloridas com forma triangular são produzidas em Lisboa, “numa parceria entre três empresas”.
Até agora, a digressão europeia tem superado as expectativas dos quatro amigos (mesmo em termos de vendas). “As pessoas adoram o conceito, a marca e, principalmente, o design das toalhas. É o nosso maior orgulho”, sublinha Diogo. No Sul de França, o “feedback” foi ainda melhor que em Espanha. Cinqueterre e Portofino, em Itália, e Biarritz, em França, são os próximos destinos no mapa. Setembro será o mês da costa portuguesa.
Para já, a marca não tem qualquer ponto de revenda; as toalhas Vertty são vendidas exclusivamente online, a 69,90 euros (portes de envio grátis para toda a Europa) e estão disponíveis em nove cores diferentes. A ideia dos fundadores sempre foi criar um produto com “altíssimo potencial de exportação” — com algumas novas cores e edições especiais, que ainda querem implementar.