Sem dúvida que fará mais sentido no contexto anglo-saxónico. Por estes lados, se alguém desejar "que o 4 de Maio esteja contigo", vai soar, de facto, a algo muito distante... e esse algo não será uma galáxia, certamente.
Noutras latitudes, a associação é imediata. "May the 4th be with you" igual a "Star Wars". E foi aproveitando esta feliz conjugação de palavras, que batem certo com a famosa expressão da saga "May the Force be with you", que nasceu o dia não oficial Star Wars, celebrado, desde há varios anos, por todos os fanáticos da "Guerra das Estrelas".
Reuniões de amigos, que partilham a mesma paixão galáctica, para uma maratona pelos filmes da saga (trilogia original, prequela, ou todos, eis a questão), o uso de vestuário temático ou, até, a confecção de guloseimas peculiares (como as pipocas "Death Star" ou as bolachas Wookiee), são algumas das actividades preferidas, ao longo do dia. Mas se existirem dúvidas neste departamento, há ajuda disponível.
Para quem, ainda assim, não souber como celebrar a data em grande, o site oficial criado para a ocasião, dá, também, algumas dicas. Dez, em específico, e sublinhe-se a sétima: "Sabes aquela tatuagem com o símbolo da Aliança Rebelde que estavas a pensar fazer? Hoje é o dia".
Mas como o universo da "Guerra das Estrelas" não é só composto pelos bons da fita (Rebeldes e Jedi) e por pessoas que queiram festejar o 4 de Maio, o canal Star Wars do YouTube mostra um vídeo de exaltação ao Império Galáctico, em que "desmascara" aqueles que celebram a data.
Fãs têm 66 razões para festejar
Na verdade, até pode ser que existam fãs da "Guerra das Estrelas" que não concordem com os motivos que fazem do 4 de Maio uma época festiva, mas, desta vez, há mesmo justificação para exultar.
A razão é simples: recentemente, o utilizador do site alojador de imagens imgur, "joinyouinthesun", publicou 66 fotografias de bastidores do "Episódio V: The Empire Strikes Back", por muitos aclamado como o melhor filme da saga.
Nelas, podem ser vistos Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill e companhia, fora das personagens, em momentos de descontracção nas pausas das filmagens, nos próprios cenários de gravação. No fundo, são imagens inéditas que adoçam os olhos de qualquer entusiasta estelar.