Há um casal de móveis com chapéus de palha, que olha para nós com ar espantado e engraçado (culpa dos puxadores das gavetas). São o Nel & Maria, o POP (Projecto Original Português) vencedor na categoria mobiliário, criado por Hugo Silva e Joana Santos. Os dois móveis foram pensados para serem mesas-de-cabeceira ou de apoio e têm um candeeiro integrado que faz lembrar o tal chapéu.
Mas não só de mobiliário se fazem os POPs de 2013, cujos vencedores foram anunciados na noite de quinta-feira, 9 de Maio, entre 135 peças a concurso. O projecto de Tiago Andrade Santos — Heartlace — conseguiu o primeiro prémio na categoria Acessórios Pessoais. Heartlace “nasceu da exploração da forma para um projecto de arquitectura e tornou-se autónomo como colar”.
Mute, de Francisco Braga da Cruz, foi o vencedor em Joalharia de Autor: “dois anéis com uma funcionalidade prática aliada à flexibilidade e com personalização para quem o usa”. O candeeiro Glint, criado por Filipa Mendes e Gustavo Macedo, combina duas peças: um ponto de luz portátil com pontos magnéticos e uma superfície de ferro “desenhada para conter a luz ou qualquer outro pequeno objecto do quotidiano”.
Pedras com Pegas, da autoria de Aurora Arquitectos, venceu na categoria Objectos de Decoração. Além de pisar papéis, impedir portas de bater e partir nozes, “as pegas permitem agora, de forma cómoda, percorrer grandes distâncias”.
Os POPs são uma iniciativa da Loja de Serralves que já vai na quinta edição. O júri de 2013, composto por Joana Queirós Ribeiro, Filipe Faísca, Raquel Castro, Paula Sousa e Pedro Matos, não atribuiu vencedor na categoria Vestuário. A exposição com todas as obras a concurso pode ser visitada até 12 de Maio, domingo, na Fundação de Serralves. Os objectos vencedores vão estar à venda na Loja de Serralves.