Esta é uma sobremesa típica da cidade italiana Piemonte, embora a verdadeira origem deste doce seja incerta. O termo italiano Panna Cotta traduz-se em "nata cozida", é na verdade uma sobremesa bastante leve e de sabor delicado e fresco. É uma das escolhas dos grandes chefes internacionais, como base de preparo para outras receitas. Aqui fica a versão que fala português e tem assinatura de Receitas q.b
Receita
Panacota de menta e baunilha a matéria prima: 1 pacote de natas (200ml); 100 ml de leite; 4 colheres de sopa de açúcar; 3 folhas de hortelã; 1/3 de vagem de baunilha (podem usar aroma); 3 folhas de gelatina. procedimento: leve ao lume brando as natas, o leite, o açúcar, as folhas de hortelã e a vagem de baunilha.
Deixe ferver durante 5 minutos, mexendo sempre. Retire e reserve. Hidrate as folhas de gelatina num pouco de água, cerca de 5 minutos.
Ao fim desse tempo escorram bem, apertando-as. Levem ao microondas até se desfazer (menos de 1 minuto). Com ajuda de um coador, verta o preparado das natas para outro recipiente, coando as folhas de hortelã e a vagem da baunilha. Acrescente a gelatina derretida e misture bem.
Coloque o preparado em formas pequenas pinceladas previamente com um pouco de óleo (mesmo pouco) e leve ao frigorífico até solidificar. Retire as panacotas, com ajuda de uma faca, descolando as laterais e virando para um prato.
Sugestão
Sirva com topping ou um molho/compota de fruta a gosto.