Fica na Rua de São Julião, em plena Baixa lisboeta. E, para os viajantes do Hostelworld, megaportal internacional de alojamentos económicos, não há dúvidas: é o vencedor do Hoscar para o melhor hostel do mundo. O Yes! conseguiu uma avaliação global de 97%.
Terá pois vencido por décimas, já que os três hotels que se seguem no top dos "best worlwide hostels", todos em Lisboa, conseguiram atingir o mesmo exacto "ranking". Mas o Home (2.º), o Travellers (3.º) e o Living Lounge (4.º) até têm mais em comum: ficam todos na Baixa alfacinha, declarada reino-mor da hostelaria mundial.
O único concorrente fora de Portugal que consegue uma avaliação tão elevada quanto os portugueses é o One Paralelo, 5.º no top, localizado em Barcelona.
Na gala de atribuição destes Hoscars, realizada ontem à noite em Dublin, saíram mais distinções para Portugal, que nos últimos anos tem somado vitórias na hostelaria mundial: na categoria de melhores hostels de dimensão média (51 - 100 camas), venceu o Home, seguido do Travellers e do Living Lounge. Nos pequenos hostels (até 50 camas), o vencedor foi o Paralelo de Barcelona mas o Lisboa Central conseguiu ficar no top 10 (alcançou o 8.º posto).
Na categoria de grandes hostels (101-250 camas), nova vitória para o Yes!, que já em 2012 tinha dominado nesta secção - e que, com a vitória mundial, garante também, claro, a distinção de melhor hostel de Portugal. Já nos muito grandes (mais de 251 camas), não há portugueses à vista - a vitória foi para o escocês Castle Rock de Edimburgo.
O Hostelworld, "o número 1 mundial de reservas em hostels", existe desde 1999 e, actualmente, lista "mais de 24 mil estabelecimentos em mais de 180 países", contabilizando "mais de 3,5 milhões de avaliações" num portal disponível em 23 línguas.
Dormir num destes alojamentos económicos custa por noite e por pessoa, em geral, menos de 20 euros: é o caso dos quatro hostels portugueses que dominam os Hoscars 2013, onde se pode dormir desde 12€ num dormitório do Yes! até cerca de 30€ num quarto privado do Living Lounge.