Prémio Nacional de Indústrias Criativas: 5.ª edição, 25 mil euros para o teu projecto
Candidaturas para o Prémio Nacional de Indústrias Criativas decorrem até 7 de Abril. Projecto vencedor ganha 25 mil euros
O Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock/Serralves (PNIC) está de volta para atribuir 25 mil euros à melhor ideia de negócio. As candidaturas para a 5.ª edição já estão abertas e decorrem até 7 de Abril. Objectivo: apoiar e incentivar jovens empreendedores.
Podem concorrer todos os cidadãos maiores de 18 anos, de forma individual ou em grupo, "bem como pequenas e micro-empresas em fase de expansão e com sede em território português", que se enquadrem no sector das Indústrias Criativas — extensível a áreas como o Ambiente, a Cultura, o Desporto, a Educação, a Solidariedade Social, o Turismo e Lazer ou o Urbanismo. Critérios avaliados pelo júri: inovação, viabilidade económica e financeira, nível de empregabilidade, impacto na comunidade, aposta na qualidade e criatividade, potencial de implementação nacional e internacional e o perfil empreendedor dos candidatos.
Para além do apoio monetário, o projecto premiado será concretizado e, no âmbito da parceria entre a Unicer e a ADDICT (Associação para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas), representará Portugal no Creative Business Cup, que escolhe o melhor empreendedor do sector das a nível mundial. É a segunda vez que esta participação acontece: o ano passado a Uniplaces, a grande vencedora, estreou-se e foi distinguida com o prémio do público neste concurso mundial. Os finalistas do PNIC também não ficam de mãos a abanar: integram a incubadora virtual de Serralves.
Este prémio é uma iniciativa da Unicer e da Fundação de Serralves, em parceria com várias entidades como a Universidade Católica do Porto/Escola das Artes, Universidade do Porto, Associação Nacional de Jovens Empresários, ESAD, a Agência de Inovação, a Fundação de Juventude, a Brand New Box, o BPI e o IAPMEI.
Em 2012, foram recebidas 443 candidaturas, um recorde de todas as edições. Depois da primeira fase, segue-se a selecção dos projectos finalistas (até dez) que terão de elaborar um plano de negócios. O vencedor será anunciado durante o mês de Outubro na oitava edição do Laboratório Criativo.