Autores portugueses participam em festival literário de Macau

Dulce Maria Cardoso e Rui Zink estão entre os autores lusófonos e chineses confirmados para o festival literário “Rota das Letras”

Foto
Valter Hugo Mãe é um dos convidados portugueses confirmados para o Rota das Letras Adriano Miranda

Os escritores portugueses Dulce Maria Cardoso, Rui Zink, Francisco José Viegas e Valter Hugo Mãe estão entre os autores lusófonos e chineses confirmados para o festival literário “Rota das Letras” a realizar em Março em Macau, revelou esta quinta-feira a organização.

A segunda edição do festival literário terá lugar entre 10 e 16 de Março e, à semelhança do ano passado, incluirá “conferências e debates, bem como uma feira do livro, exposições de artes plásticas, concertos e projecção de filmes”, refere um comunicado.

De acordo com a organização, o festival leva este ano a Macau vários autores da literatura chinesa contemporânea como Bi Feiyu, vencedor de vários prémios literários no país e do Asian Man Booker Prize, Hang Shaogong, autor de “A Dictionary of Maqiao” e tradutor de livros de Fernando Pessoa, Hong Ying, uma das autoras chinesas mais reconhecidas internacionalmente; e Yi Sha, um nome controverso na poesia chinesa contemporânea.

Foto
“Na Escama do Dragão”, de Ivo Ferreira, vai ser apresentado em Macau

Além destes estarão também presentes outros escritores da actualidade como Sheng Keyi, Qiu Huadong, Pan Wei, Wang Gan, Haung Lihai, Li Shao Jun e a poetisa taiwanesa Xi Murong.

Outros convidados lusófonos

Do espaço da lusofonia, estarão também em Macau Ricardo Araújo Pereira, a escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho, o jornalista e tradutor Carlos Vaz Marques, a editora Bárbara Bulhosa e a romancista Deana Barroqueiro, esta presença com o apoio da Casa de Portugal, refere uma nota dos organizadores. De Angola estará presente José Eduardo Agualusa, de Timor-Leste Luís Cardoso, do Brasil o poeta Regis Bonvicino e o director-geral da Festa Literária Internacional de Paraty, Mauro Munhoz.

Ainda do Brasil, marcam presença Paloma e Cecília Amado, filha e neta de Jorge Amado, que morreu em 2001 e que será um autor homenageado no festival, que inclui a exibição de um documentário e um filme de ficção sobre a sua vida e um dos seus livros.
Macau estará representado pela poetisa Fernanda Dias e pelos escritores Tong Mui Siu, Chek In, Lou Mou e Wong Man Fai.

De acordo com a organização, um dos pontos altos do festival será o lançamento do livro de contos sobre Macau com textos do público que foi convidado, tal como os participantes da primeira edição, a escrever sobre a cidade, tendo sido seleccionados alguns trabalhos para transpor para um livro com vários autores.

No campo do cinema, serão também várias as presenças e exibições de filmes com destaque para o filme “A Última Vez Que Vi Macau”, dos cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, “Journey to the South” do realizador chinês Wiseman Wang e que conta a história de um camionista atravessa a China em direção a sul e à província de Guangdong - adjacente a Macau e Hong Kong -, tentando arranjar dinheiro para solucionar problemas familiares.

Ivo Ferreira, um realizador português agora residente em Macau, também dará a conhecer “Na Escama do Dragão”, o seu novo filme.

Na música, o fado será cantado por Camané, contando ainda o festival com Dead Combo, considerado um dos projectos musicais de maior destaque em Portugal.

Organizado pelo Jornal Ponto Final, “Rota das letras” tem este ano o apoio de várias entidades públicas como a Fundação Macau e o Instituto Cultural que coorganizam o evento.