Já existem lentes de contacto com LCD incorporado
Centro de Microssistemas e Tecnologias da Universidade de Ghent, criou protótipo de uma lente com um LCD esférico e curvado incorporado
A tecnologia não pára. Muito menos a tecnologia das lentes de contacto. Agora existem lentes de contacto com LCD embutido. Mas não, ainda não é possível carregar a televisão no olhar.
A invenção vem do Centro de Microssistemas e Tecnologias da Universidade de Ghent, na Bélgica, que criou um protótipo de uma lente com um LCD esférico e curvado incorporado, que comporta uma quantidade de "pixels" maior do que aquilo que se possa pensar.
Ao contrário de soluções LED (diodo emissor de luz), este dispositivo pode embalar o suficiente para exibir gráficos que cubram uma lente de contacto. Para já, o "display" mostra ainda padrões muito simples, como um sinal de dólar ($).
No entanto, o que aparece nas lentes não é visível para quem as usa, como se poderia imaginar de imediato, uma vez que os olhos não conseguem focar a distância tão reduzida.
Apesar desta limitação, os investigadores estão a tentar ultrapassar este problema de focagem, e estão a averiguar a possibilidade de uma versão deste protótipo que permita a existência de um "heads-up display" (um "display" que já seria visível a quem usasse as lentes).
No futuro, pretende-se utilizar esta tecnologia para fins medicinais, como o controlo da transmissão de luz para a retina, quando a íris está danificada, fins cosméticos e os tais "displays" de "heads-up". Falamos de apenas uns anos. Estamos então cada vez mais perto de viver nos mundos super avançados que vemos em alguns filmes de ficção científica. Venham eles.