A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é das primeiras instituições de ensino superior a produzir electricidade “verde”, com a instalação de 600 painéis fotovoltaicos que transformam a luz solar em energia eléctrica.
Os painéis, 400 instalados no Departamento de Engenharia Mecânica e 200 no edifício central da FCTUC, estão já a produzir energia eléctrica verde, que será transaccionada com a EDP - Energias de Portugal, revelou a instituição.
“[Os painéis fotovoltaicos] têm vantagens a todos os níveis. Rentabilizamos espaços não usados, contribuímos para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e os nossos alunos tem contacto com tecnologia moderna”, disse à agência Lusa Luís Neves, director da FCTUC.
O projecto de produção de electricidadeno, no âmbito dos contratos de minigeração de energia eléctrica fotovoltaica, resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a empresa Ecowatt, num investimento total de 400 mil euros, “menos de metade” assumidos pela instituição de ensino superior, declarou Luís Neves. “O retorno do investimento decorrerá a médio longo prazo”, acrescentou.
Já sobre a instalação dos painéis ficar restrita a dois edifícios do pólo II da UC, onde se situa a Faculdade de Ciências e Tecnologia, o director frisou que se ficou a dever a questões técnicas e de localização geográfica dos prédios. “Têm de ser instalados em coberturas relativamente planas e viradas a sul. Outros edifícios não têm essa orientação ou possuem obstáculos na cobertura que impedem a instalação dos painéis”, sustentou Luís Neves.
De acordo com dados fornecidos pela FCTUC os 600 painéis fotovoltaicos asseguram, no total, uma potência de 152 kW e uma produção estimada anual de 260MWh, o que permitirá reduzir em 115 toneladas a emissão de CO2 para a atmosfera.