Remade in Portugal: como conciliar criatividade e ecologia

Os trabalhos apresentados no "Remade in Portugal" repensam o espaço doméstico de um ponto de vista criativo e ecológico

Fotogaleria
RG07
Fotogaleria
RG07

Arquitectos, designers e artistas vão repensar a utilização dos resíduos domésticos e industriais na 6.ª edição da exposição “Remade in Portugal”, que vai decorrer de 9 de Novembro a 2 de Dezembro, no Porto.

Esta exposição de design ecológico e de artes plásticas regressa em sexta edição com o tema “Remade in Casa”, e será apresentada na Galeria Fundação EDP Porto com o mesmo objectivo de reflectir sobre o ambiente e a reutilização dos resíduos.

De acordo com a organização do projecto, coordenado pela Remade, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, e a Fundação EDP, também várias empresas estão envolvidas no evento.

Arquitectos, designers de equipamento e de comunicação, artistas plásticos e visuais vão apresentar trabalhos que repensam o espaço doméstico de um ponto de vista criativo e ecológico.

O projecto “Remade in Portugal”, criado em 2007, já deu origem a mais de uma centena de peças de design ecológico desenvolvidas por criadores portugueses, metade da qual entretanto comercializada.

O percurso expositivo desta edição está a cargo de Roberto Cremascoli, director artístico do projecto “Remade in Portugal”, e do curador João Pinharanda, curador de artes plásticas da Fundação EDP.

Serão apresentadas peças de design e artes plásticas da autoria, entre outros, de Alda Tomás, Francisco Providência, Galula Studio, Graça Correia e Roberto Ragazzi, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo, Lorena Pimenta, Paula Santos, Paulo Costa, Pedro Sottomayor, Rita Garizo, Rui Grazina, Alzira Peixoto e Carlos Mendonça (Simpleformsdesign), SOMA, Spal Studio, Gerardo Burmester, Joana Vasconcelos, Luís Palma, Nuno Cera, Patrícia Garrido, Paulo Catrica, Pedro Tudela e Pedro Valdez Cardoso.

A programação paralela ao evento, incluindo um ciclo de conferências, é coordenada com a colaboração da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD).

Criado originalmente em 2004 na região da Lombardia, em Itália, o projecto obteve a adesão do Ministério do Ambiente italiano e de vários consórcios ligados à reciclagem com a finalidade de difundir a cultura do ecodesign e do desenvolvimento sustentável.

A partir do projecto “Remade in Italy” foi criada uma rede em vários países da qual fazem parte, além de Itália e de Portugal, Espanha, França, Chile, Brasil e Argentina. A 6.ª edição do projecto “Remade in Portugal” vai ser inaugurada a 8 de Novembro, pelas 18h00.

Texto actualizado às 16h15 de 2 de Novembro de 2012