Melissa Chow, Andy Payne e Phil Seaton, cientistas no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, desenvolveram o Like-A-Hug para um exercício no Tangible Media Group. É um colete insuflável com ligação ao Facebook e a ideia surgiu após uma conversa sobre relações de longa-distância e limitações que interfaces como o Skype apresenta, pode ler-se na página da designer Melissa Chow.
Este colete é um “média social usável” e permite que sejam dados abraços via Facebook, “aproximando as pessoas apesar da distância física”. Insufla sempre que os amigos naquela rede social “gostem” de uma fotografia, de um vídeo ou de uma actualização de estado da pessoa que o veste. Abraços reais são, assim, entregues através de um "gosto" virtual.
“Permite-nos sentir o calor, o apoio ou o amor que sentimos quando recebemos abraços”, explica a cientista. Para retribuir o gesto à pessoa que originalmente fez “gosto” no Facebook, basta apertar o colete e esvaziá-lo.
“O conceito de telepresença surgiu e nós brincámos com a ideia de receber abraços através de uma tecnologia wireless”, reforça. Ligar o Like-A-Vest ao Facebook, ainda que apenas conceptualmente, abre a discussão sobre como ultrapassar o tradicional “Graphical User Interface (GUI)”. O projecto foi desenvolvido como um exercício em "tactile shape display", uma tecnologia que permite experienciar o tacto em ambientes virtuais.