A requalificação urbana é o mote e o desafio. O objectivo é recuperar um edifício industrial localizado no centro histórico de Guimarães. A iniciativa partiu do portal “Espaço de Arquitectura” e, segundo a organização, o objectivo é encontrar “soluções que, a longo prazo, garantam a revitalização do tecido urbano” e “a alteração do posicionamento estratégico da zona envolvente”.
Os promotores do desafio afirmam que a intenção do concurso não é ser "limitativo ou impositivo", pelo que deixarão as propostas ao critério e sensibilidade dos concorrentes.
O concurso destina-se a arquitectos, nacionais ou estrangeiros, em nome individual e colectivo, habilitados a exercer a profissão, bem como a estudantes de Arquitectura.
Prémios para arquitectos e estudantes
Os prémios prevêem essa dualidade. Na categoria reservada aos arquitectos, o primeiro prémio é de 2700 euros, enquanto que o segundo é de 1000 euros. Na categoria destinada a estudantes, 600 e 300 euros vão para, respectivamente, o primeiro e o segundo classificado.
O formulário de inscrição deverá ser enviado por correio electrónico para concursos@espacodearquitectura.com. Depois disto, os inscritos irão receber todos os pormenores necessários à participação no concurso, por email, nas 48 horas seguintes.
A inscrição terá de ser feita até 30 de Novembro. Porém, quem se inscrever em Outubro não terá qualquer custo associado, enquanto que as candidaturas entre 1 e 30 de Novembro terão um custo de 50 euros. Os trabalhos deverão ser entregues até às 18 horas do dia 18 de Dezembro.
Este projecto de reabilitação surge na sequência de uma iniciativa semelhante, realizada no ano passado, e na qual o portal “Espaço de Arquitectura” propôs à Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto o lançamento de um concurso para a requalificação de três edifícios.