O livro em que tu constróis a tua história!

Chama-se “Building Stories” e apresenta uma narrativa com múltiplos caminhos. Nuno Markl está rendido a esta obra

Foto
Em Building Stories, o leitor tem múltiplos caminhos para seguir Crossett Library Bennington College/Flickr

“Esta obra é das melhores coisas que aconteceu ao universo do ‘comic’, mas também à Literatura e à Arte.” É assim que Nuno Markl resume, ao P3, “Building Stories”, a mais recente obra de Chris Ware. E cita J. J. Abrams, autor do prefácio da obra, para classificar este trabalho: “o único arrependimento que se sente por ter começado a ler esta história está no facto de sabermos que ela vai acabar”.

 

Não é um livro, nem uma revista, é uma caixa com “tudo ao molho”, como refere o humorista. Dentro dessa caixa, há um conjunto formado por 14 partes, entre livros, jornais, revistas e folhetos. O leitor é que escolhe a ordem pela qual vai seguir a história. No fundo, cada leitor constrói a sua narrativa.

 

A narrativa retrata a vida num prédio, com todos os seus inquilinos. Mas não só. “O próprio prédio pensa e tem memórias”, assegura Nuno Markl. “Isto é maravilhoso! No meio de toda a frieza e minúcia com que o Chris Ware constrói esta narrativa, há espaço para momentos de grande humanidade e outros plenos de sentido de humor”, acrescenta o humorista.

 

Relativamente à possibilidade de esta obra ser traduzida para português, Nuno Markl afirma ter algumas dúvidas. “Produzir uma obra deste género implica custos elevados, pelo que acho difícil que venha a surgir uma versão portuguesa”, esclarece.

 

O autor

Chris Ware é um autor de “comic” e cartoon. Colaborou com a revista “New Yorker” e foi o primeiro cartoonista a publicar uma história, por capítulos, na “New York Times Magazine”.

 

O seu primeiro livro, “Jimmy Corrigan: The Smartest Kid on Earth” (2000), recebeu inúmeros prémios, entre os quais, o “American Book Award” e o “Guardian First Book Award”.

 

Nuno Markl considera esta obra “extraordinária, embora de difícil leitura” e garante que se embrenhou rapidamente na história. Sobre o autor, o humorista não tem dúvidas. “É uma pena que poucas pessoas conheçam o Chris Ware, a sua obra é extraordinária e é incrível saber que existe alguém como ele”, garante.

Sugerir correcção
Comentar