Apple: iPhone 5 é mais fino, mais leve e "duas vezes mais rápido"

O novo iPhone é 18% mais fino e 20% mais leve do que o 4S. O tamanho do ecrã cresceu um pouco, mas não tanto quanto se especulava. Chegou, finalmente

Foto
O vice-presidente de marketing apresentou o iPhone 5

A espera chegou ao fim e não trouxe muitas novidades em relação ao que já corria pela Internet. O novo iPhone, anunciado esta quarta-feira pela Apple, é 18% mais fino e 20% mais leve do que o 4S. O tamanho do ecrã cresceu um pouco, mas não tanto quanto se especulava, passando de 3,5 polegadas para quatro polegadas.

Depois de uma introdução em que o director executivo da Apple, Tim Cook, destacou o sucesso dos computadores MacBook, dos iPads e da AppStore, coube a Phill Schiller, vice-presidente de "marketing" da empresa, revelar aquilo por que todos esperavam: o novo iPhone. 

"Estamos aqui hoje para apresentar o iPhone 5", anunciou Schiller. Seguiu-se o desfile das características da nova jóia da coroa da Apple, muitas das quais – constatou-se esta quarta-feira – já circulavam na Internet há semanas: 

– O tradicional cabo de 30 pins foi substituído por um cabo a que a Apple chama Lightning, muito mais pequeno (a Apple vai vender adaptadores para que os cabos actuais possam ser utilizados com o iPhone 5).

 – É 18% mais fino (7,6 mm) e 20% mais leve (112 gramas) do que o iPhone 4S. 

– O ecrã é maior, passando de 3,5 polegadas para quatro polegadas. O retina display mantém 326 píxeis por polegada, mas com uma resolução de 1136x640 e 16:9. 

– Um novo processador, com o chip A6, que os responsáveis da Apple dizem ser "duas vezes mais rápido" do que o A5 do iPhone 4S. 

Outra confirmação é a inclusão do padrão de redes de comunicação móveis LTE (Long Term Evolution), que permite velocidades de 100 Mbps de "download" e 50Mbps de "upload". A câmara recebeu também melhorias, embora mantendo os 8 megapíxeis.

Phill Schiller garante que a velocidade de captação de imagens é "40% mais rápida" e que o novo "smartphone" tem um melhor comportamento em ambientes com pouca iluminação.

Para além disso, será possível captar fotografias panorâmicas com o iPhone 5 – algo que também é possível com modelos anteriores, mas com o recurso a aplicações à venda na AppStore. Será também possível tirar fotografias enquanto se grava um vídeo e a câmara frontal passa a ser em HD, o que resulta numa melhor qualidade nas vídeo-chamadas através do FaceTime. O iPhone 5 passa também a ter três microfones: um em baixo, um à frente e outro atrás.

Sugerir correcção
Comentar