Festival Todos regressa a diferentes bairros de Lisboa

Entre 14 a 23 de Setembro, o Festival Todos decorre, este ano, pela primeira vez, fora do Martim Moniz. Intendente e eixo do Poço dos Negros são os novos locais

Este ano, o Festival Todos decorre pela primeira vez fora do seu espaço habitual, o Martim Moniz Daniel Rocha/Arquivo
Fotogaleria
Este ano, o Festival Todos decorre pela primeira vez fora do seu espaço habitual, o Martim Moniz Daniel Rocha/Arquivo
Filipe Arruda/Arquivo
Fotogaleria
Filipe Arruda/Arquivo

O Festival Todos — Caminhada de Culturas regressa este ano, em quarta edição, em Setembro, estendendo-se a duas zonas de Lisboa, no Intendente, e ao eixo do Poço dos Negros, revelou esta quarta-feira fonte da organização.

Em declarações à agência Lusa, Madalena Victorino, uma das responsáveis pela programação artística do festival, indicou que a manifestação intercultural irá decorrer este ano entre 14 e 23 de Setembro, pela primeira vez fora do seu espaço habitual, no Martim Moniz.

Nos dias 14, 15 e 16 de Setembro a programação será centrada no Intendente e, de 22 a 23 de Setembro, decorrerá entre a rua de São Bento e a rua Cruz dos Poiais, no eixo do Poço dos Negros. Com esta abertura a outras zonas da capital, a organização pretende “dar maior dimensão ao festival multicultural, abrindo-o mais à cidade, porque não é exclusivo de um único bairro”.

O certame mantém os mesmos objectivos de “convocar os habitantes locais a participar, e também mudar a visão por vezes limitada que as pessoas têm de outras culturas, promovendo pontes de encontro, através das manifestações artísticas”, sublinhou a coreógrafa, indicando que, no ano passado, cerca de 20 mil pessoas assistiram aos espectáculos.

Mantendo o espírito do festival, a programação deste ano tem uma vertente de actividades organizadas pelos próprios imigrantes residentes nessas zonas de Lisboa, e outra com espectáculos de maior dimensão, de artistas provenientes dos países de origem, como a Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Ucrânia, Brasil e Cabo Verde, entre outros.

Espectáculos de teatro, dança, novo circo e música, exposições de fotografia, e ainda gastronomia e “workshops” e outros eventos desenvolvidos em lojas, praças e ruas do bairro da Mouraria, em colaboração com os habitantes, fazem parte da programação desta quarta edição.

Este ano, a programação integra o espetáculo de novo circo “Foté Foré”, pelo Cirque Mandingue, da Guiné Conacri, o teatro de rua “Silence Encombrant” pela Companhia Kumulus, da França, o espectáculo de dança “Arraial”, pela companhia portuguesa Circolando, e a actuação da Orquestra Todos, em parceria com intérpretes da Orquestra di Piazza Vittorio, de Itália. O Festival Todos — Caminhada de Culturas é um projecto promovido pelo Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos, da Câmara Municipal de Lisboa e organizado em parceria com a associação Academia de Produtores Culturais.