Group Your: são mulheres e trabalham com números

Quem disse que as mulheres não se entendem? A empresa Group Your prova o contrário: em 2011 o volume de negócios atingiu os 1,2 milhões de euros. Os números podem ser divertidos e elas sabem disso

Foto
O projecto começou em 2006 DR

Quando começaram, em 2006, nunca pensaram conseguir ter um grupo que agregasse seis empresas. A Group Your é uma empresa de 'outsourcing' e apoio à gestão das PME. Tem um logótipo cor de rosa e foi fundada por três mulheres — Sara do Ó Meneses e Castro, Filipa Xavier de Basto e Ricarda Fernandes.

Em 2011 o volume de vendas ultrapassava os 1,2 milhões de euros. Este ano esperam superar os 1,5 milhões de euros. E qual é o segredo? "Temos uma relação muito próxima com cada cliente, para além de um serviço inovador e de qualidade", explica Sara do Ó Meneses e Castro, a CEO da empresa. Os clientes vão desde "start-ups", em que fazem toda a parte inicial - logótipo e plano de negócios - até multinacionais - como a Vodafone - em que dão apoio de consultoria.

Os preços variam conforme a dimensão de cada empresa. Por isso, "sabemos que uma 'start-up' não paga o mesmo que uma empresa com cinco ou dez anos". Dizem que cada negócio é único e a cada cliente é adaptada uma proposta específica.

Foto
Actualmente a empresa, sediada em Lisboa, conta com 30 trabalhadores DR

Mas na conjuntura em que se encontra o país, a Group Your caminha para um lugar bem diferente de muitas das empresas portuguesas. A CEO do grupo garante que "o crescimento deve-se, essencialmente, à boa gestão da equipa" e à forma "única" como concentram todas as forças num cliente.

Foto
Sara do Ó, Filipa Xavier e Ricarda Fernandes DR

Actualmente com 30 trabalhadores e sediada em Lisboa, a Group Your nasceu de uma vontade de concretizar algo individualmente. Sara, Filipa e Ricarda já se conheciam da KPMG - uma empresa de consultoria. Mas quiseram arriscar. Sara do Ó Meneses foi a primeira a abandonar o seu emprego como cunsultora e aventurar-se, sozinha, no mundo empresarial. Filipa Xavier de Bastos e Ricarda Fernades seguiram a amiga.

Começaram como um gabinete de contabilidade, mas os clientes começaram a crescer. Na altura tinham 26 anos. "Estávamos na idade de arriscar", observa Sara. Queriam trabalhar por conta própria, mas sem esquecer "a escola que foi a KPMG". À contabilidade juntou-se o controlo de gestão, a direcção financeira e por aí fora, até entrar nas áreas de estratégia de comunicação, ou a assistência informática, por exemplo. 

Numa equipa constituída maioritariamente por mulheres, surge o estereótipo de que as mulheres não se entendem. "Isso não existe connosco, na Group Your as mulheres entendem-se", conta a CEO da empresa. Daí o logotipo cor-de-rosa? "Exacto, porque os números não têm que ser aborrecidos".

O grupo português actua em diversas áreas, pelo que agrega seis empresas: Your Office (contabilidade e fiscalidade), Your Consulting (consultoria), Your Time (serviços administrativos e de secretariado), Your Insurance (seguros), Your Support (assistência informática, técnica e de aconselhamento) e Your Brand (estratégias de comunicação).

A próxima será a Your People, dedicada aos recursos humanos e lançada ainda este ano.

Sugerir correcção
Comentar