É um concurso, chama-se "Universidade de Coimbra - Património da Humanidade" e tem como objectivo a selecção de um logótipo para a candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património mundial da UNESCO.
Dirigido a um público alargado, este concurso é aberto a portugueses e estrangeiros. "Até já recebemos algumas candidaturas do Brasil", revela Clara Almeida Santos, vice-reitora da UC. Não há qualquer limite de candidaturas, o que significa que cada participante poderá apresentar mais que um projecto. O vencedor vai receber dois mil euros.
As propostas deverão ser entregues até ao dia 20 de Julho, por email ou através da morada indicada no site da UC. Segundo instruções do regulamento (PDF), em cada projecto deverão constar "obrigatoriamente os seguintes elementos: 'Universidade de Coimbra', 'Alta e Sofia' e 'Património da Humanidade' ". O júri, constituído pela direcção da Associação RUAS — entidade organizadora do concurso — vai ter em conta "a originalidade, a versatilidade, a plasticidade do logótipo, a relação com a candidatura e a qualidade técnica da proposta".
Candidatura pensada desde 2004
A candidatura da UC a património mundial da UNESCO já vem sendo pensada desde 2004. Mas, apenas em Janeiro deste ano, foi apresentada oficialmente e "assumida pelo Estado português". Por entre duas mil páginas do dossier, a candidatura não se resume apenas à Universidade de Coimbra.
Aliás, o nome desta proposta à UNESCO chama-se precisamente "Universidade de Coimbra — Alta e Sofia", o que significa que outros edifícios e locais estão incluídos neste projecto. A zona alta universitária e a rua da Sofia — que fica na baixa da cidade — "têm edifícios que estão incluídos na candidatura a património mundial.
Promover um concurso para um logotipo "é mais interessante do que fazê-lo com os nossos recursos", até porque surge "no âmbito de uma universidade, que integra vários cursos como Design e Multimédia, Arquitectura ou Estudos Artísticos", observa a vice-reitora da UC.
Texto actualizado às 19h37 com a descrição, no último parágrafo, de vários cursos que possam estar interessados no concurso.